Fábio Faria despediu-se esta sexta-feira dos relvados aos 23 anos, depois de lhe terem sido diagnosticados problemas cardíacos. Internacional português pelas equipas jovens, estava ligado contratualmente ao Benfica e durante o último ano ainda teve o sonho de regressar à competição, algo que nunca chegou a acontecer.
O defesa natural de Vila do Conde sofreu uma indisposição a 4 de fevereiro do ano passado, durante o encontro da Taça da Liga entre Moreirense e Rio Ave, clube a quem estava emprestado pelas águias, tendo-lhe sido, posteriormente, diagnosticada uma alteração cardíaca.
Faria deixou a partida a três minutos do final e foi depois transportado para o hospital de Guimarães, onde ficou em observação. Seguiu-se uma bateria de exames já em Lisboa, para determinar a extensão do problema.
No mês passado, Fábio Faria fez a prova final. Apesar de acreditar na recuperação, o último exame realizado determinou que tal era impossível, preferindo o jogador pendurar as chuteiras, para bem da sua saúde.
Primeiros passos como dragão
Fábio Faria iniciou-se nas camadas jovens do FC Porto, mas completou a formação no Rio Ave, clube onde começou a dar nas vistas. Cedo se destacou em Vila do Conde e chegou a internacional português Sub-19, passando ainda pelos Sub-21 e Sub-23.
A estreia na Primeira Liga aconteceu a 16 de agosto de 2009, na deslocação do Rio Ave ao terreno do U. Leiria. Bastou um mês para despertar o interesse do Benfica, que viria a assegurar a contratação da jovem promessa ainda no final de 2009, que apenas rumaria à Luz na temporada seguinte.
Integrou o plantel encarnado 2010/11, mas acabou por jogar apenas 45 minutos frente ao Marítimo, para a Taça da Liga. Na reabertura de mercado de janeiro foi emprestado aos espanhóis do Valladolid. Seguiram-se passagens por P. Ferreira e o regresso ao Rio Ave, sempre sem se conseguir impor na Luz.
No entanto, o infortúnio bateu-lhe à porta na primeira partida realizada pelos vila-condenses após o regresso. Um azar que acabou por determinar o final da promissora carreira.
Médio-ofensivo declinou a dispensa da seleção e sente-se pronto para ser utilizado esta noite
"Veio jogar lesionado, às vezes contra a decisão do seu clube", revelou Scaloni, que anunciou a titularidade do central frente ao Equador, jogo em que vai ser o capitão
Jovem resiste a renovar e a Direção, além de não ter aceitado a cedência, decidiu despromovê-lo
Avançado foi titular pela primeira vez no triunfo (4-0) da Croácia sobre Montenegro antes das decisões na Rep. Checa
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano