Iniciou-se nas camadas jovens do FC Porto, mas foi no Rio Ave que deu nas vistas...
Fábio Faria despediu-se esta sexta-feira dos relvados aos 23 anos, depois de lhe terem sido diagnosticados problemas cardíacos. Internacional português pelas equipas jovens, estava ligado contratualmente ao Benfica e durante o último ano ainda teve o sonho de regressar à competição, algo que nunca chegou a acontecer.
O defesa natural de Vila do Conde sofreu uma indisposição a 4 de fevereiro do ano passado, durante o encontro da Taça da Liga entre Moreirense e Rio Ave, clube a quem estava emprestado pelas águias, tendo-lhe sido, posteriormente, diagnosticada uma alteração cardíaca.
Relacionadas
Faria deixou a partida a três minutos do final e foi depois transportado para o hospital de Guimarães, onde ficou em observação. Seguiu-se uma bateria de exames já em Lisboa, para determinar a extensão do problema.
No mês passado, Fábio Faria fez a prova final. Apesar de acreditar na recuperação, o último exame realizado determinou que tal era impossível, preferindo o jogador pendurar as chuteiras, para bem da sua saúde.
Primeiros passos como dragão
Fábio Faria iniciou-se nas camadas jovens do FC Porto, mas completou a formação no Rio Ave, clube onde começou a dar nas vistas. Cedo se destacou em Vila do Conde e chegou a internacional português Sub-19, passando ainda pelos Sub-21 e Sub-23.
A estreia na Primeira Liga aconteceu a 16 de agosto de 2009, na deslocação do Rio Ave ao terreno do U. Leiria. Bastou um mês para despertar o interesse do Benfica, que viria a assegurar a contratação da jovem promessa ainda no final de 2009, que apenas rumaria à Luz na temporada seguinte.
Integrou o plantel encarnado 2010/11, mas acabou por jogar apenas 45 minutos frente ao Marítimo, para a Taça da Liga. Na reabertura de mercado de janeiro foi emprestado aos espanhóis do Valladolid. Seguiram-se passagens por P. Ferreira e o regresso ao Rio Ave, sempre sem se conseguir impor na Luz.
No entanto, o infortúnio bateu-lhe à porta na primeira partida realizada pelos vila-condenses após o regresso. Um azar que acabou por determinar o final da promissora carreira.
Encarnados partilham um novo ângulo de todo o lance
Médio do Manchester City lembra João Moutinho, dos "mais inteligentes" que já jogou na Seleção Nacional
Guilherme von Cüpper, especialista em mercado europeu, acompanhou de perto o percurso do novo chief scout do Benfica
Record sabe que se trata de uma ausência apenas por opção do treinador
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Belgas e holandeses também perderam
Golo da vitória foi apontado aos 90'+9