Cristóvão Carvalho não passou à segunda volta das eleições do Benfica, mas não deixou de ir votar este sábado. À entrada da secção de voto, o advogado recusou-se a revelar em quem irá votar, mas vincou qual será um dos principais desafios do novo presidente.
"Desde já, quero agradecer esta grande movimentação. Está um dia maravilhoso. Venham votar porque é aqui o vosso sítio, o sítio onde vão demonstrar quem será o próximo presidente do Benfica. Os benfiquistas hoje vão escolher um novo presidente. Houve dois projetos bem diferentes nesta fase e os benfiquistas vão tomar a sua decisão. Quem ganhar, amanhã será o presidente de todos nós. O grande desafio é unificar os benfiquistas. Nessa perspetiva, eu já me disponibilizei para o que puder fazer", apontou o advogado.
Custa não estar já a concorrer? "Não custa rigorosamente nada. O trabalho está feito, fizemos o que nos incumbia fazer, que foi apresentar um projeto, e os benfiquistas escolheram dois candidatos".
Vai apoiar quem? "Já decidi, mas o voto é secreto e não o manifestei até agora. Entendo que os benfiquistas devem tomar a sua opção. Não considero que o meu anúncio seria importante. Voltei à minha condição de benfiquistas e decidi que não revelaria quem vou apoiar".
Algum dos candidatos lhe ligou? "Falei com os candidatos em todo o momento. Até com estes dois é essencial dar-lhes uma palavra de energia. Ninguém melhor do que eles sabe o esforço que estão a fazer e a grande nota de benfiquismo que estão a dar. Dei boa sorte aos dois".
É possível chegar aos 100 mil votantes? "Gostaria muito que o Benfica marcasse este recorde mundial. Enche-me de orgulho. Hoje é um dia para escolhermos um novo presidente. O futuro a Deus pertence. O que posso prometer foi o que fiz e dizer que podem contar comigo para fazer um Benfica melhor e mais forte".
Falta união ao Benfica? "Agora é preciso o Benfica unir-se. Só internamente unidos seremos mais fortes. E é isso que o presidente e os sócios devem fazer".
Que candidato o convenceu mais? "Pode insistir, sei que vai insistir. Mas não vou revelar".
Os últimos debates alteraram o seu sentido de voto? "Eu vejo os debates diferente da maioria das pessoas. Todas as pessoas acharam que foram maus, mas eu, contrariamente, não achei...".
E os insultos? "Quando há um debate, as coisas destravam sempre um bocadinho. Mas não destravaram a um ponto onde os benfiquistas viram candidatos em registos que não tinham visto até aí".
Satisfeito com toda esta logística? "O Benfica está de parabéns. Tem sido muito mais rápido. Tudo o que tenho ouvido hoje... Benfica tentou resolver os problemas da 1.ª volta e vamos bater o recorde novamente".