O Estoril Praia reagiu, em comunicado publicado no seu site oficial, à alegada condenação a pena de prisão de três anos, um deles efetiva, a Philippe Lanquetin, que tem contrato com os canarinhos até 2027. Na nota, o clube português afirma que não recebeu qualquer documentação oficial por parte das autoridades competentes, que confirmem a condenação.
No mesmo comunicado, os estorilistas revelam que pediram esclarecimentos ao jogador, ao seu representante e às autoridades judiciais francesas, ficando agora a aguardar uma resposta formal.
O Estoril afirma que não vai emitir juízos de valor sobre o caso, mas que não se revê neste tipo de comportamentos, que foram noticiados pela imprensa.
De recordar que Lanquetin terá sido condenado a uma pena de prisão de três anos, um deles efetiva, devido a ter provocado um grave acidente de viação em França, em outubro de 2023. Uma pessoa ficou tetraplégica e com graves consequências neurológicas. O central estava emprestado ao ADO Den HAAG, que em comunicado afirmou que ia terminar a cedência do jogador, de 20 anos.
O Comunicado do Estoril:
A Estoril Praia – Futebol, SAD vem por este meio clarificar a sua posição relativamente às notícias divulgadas recentemente envolvendo o jogador Philippe Lanquetin.
O Estoril Praia, até ao momento, não recebeu qualquer documentação oficial por parte das autoridades competentes que confirme a veracidade dos factos noticiados. Assim, o clube iniciou, de imediato, diligências para obter esclarecimentos junto do jogador, do seu representante e das autoridades judiciais francesas, encontrando-se a aguardar resposta formal.
O Estoril Praia sublinha que os comportamentos descritos são totalmente incompatíveis com os valores, princípios e códigos de conduta que o clube exige a todos os seus profissionais.
O clube considera essencial que o tema seja tratado com responsabilidade, evitando especulações que possam prejudicar o jogador, eventuais envolvidos ou a própria instituição. Não competindo ao Estoril Praia emitir juízos de valor sobre matérias da exclusiva competência das autoridades judiciais, qualquer eventual decisão de natureza disciplinar ou contratual será tomada apenas após receção de informação oficial e sempre em estrito cumprimento da legislação aplicável.
O Estoril Praia acompanhará este processo com toda a seriedade e transparência, reservando-se o direito de adotar as medidas que se revelem adequadas quando estiverem reunidas as condições formais e legais para tal e continuará a defender uma atuação pautada pelo profissionalismo, respeito e integridade, sublinhando que não se revê em qualquer tipo de comportamento semelhante aos descritos nas notícias.
Por Nuno MendesCentral canarinho é o único não guarda-redes num lote em que tem companhia de Joel Robles
Franceses dispostos a pagar cerca de sete milhões de euros pelo central do Estoril
Extremo formado no Sporting estava cedido a clube búlgaro e é agora jogador livre
Canarinhos têm 15 dos 37 golos nos últimos 5 jogos (4 vitórias e derrota na Luz) e saltaram do 13.º para 8.º lugar
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Alex Honnold garante que foi "pago pelo espetáculo" e assume que, se tivesse a oportunidade, escalaria o Taipei 101... de graça
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador espanhol defende-se, explicando que utilização da Inteligência Artificial nos russos do FC Sochi nunca teve que ver com "decisões desportivas"
Autoridades estão à procura dos responsáveis
Última jornada da fase de liga da Champions disputa-se quarta-feira