No fecho do seu discurso, na cerimónia de encerramento da sua campanha à presidência do FC Porto, André Villas-Boas teceu diversas considerações sobre o atual líder.
"Estes últimos 42 anos deixam-nos memórias que jamais esqueceremos. Que passam de geração em geração e que definem o grau de exigência, a cultura de vitória pela qual nos devemos orientar no futuro. Mas agora é tempo de criar condições para continuarmos a viver ainda mais alegrias. Esta campanha nunca foi sobre André Villas-Boas ou sobre Pinto da Costa, porque nenhum clube pode ser reduzido aos seus candidatos", referiu.
Futuro
"O clube são vocês, o clube somos todos nós. São os milhões de adeptos que o seguem. O clube são as memórias e sentido de comunidade que cada vitória gera em cada um de nós. Temos um passado glorioso, e todos os que dele fizeram parte merecem o nosso agradecimento. Mas uma eleição - qualquer eleição - não é sobre o passado, mas sobre o futuro."
A hora dos sócios
"É tempo de termos um FC Porto de Todos, um FC Porto livre, um FC Porto renovado e lançado para a modernidade, um FC Porto que é nosso, que é dos seus associados e das suas gentes, um FC Porto onde vocês têm um papel a jogar, um FC Porto de todos. Entrámos na reta final. Esta é a vossa hora."
Apelo ao voto
"Votem em liberdade, votem em democracia, votem num FC Porto transparente, organizado, estruturado, livre das sanguessugas que teimam em empurrá-lo para as profundezas. Chega! O momento é agora. Este é um momento de liberdade, de vitalidade, um movimento como há muito não se via no FC Porto."
Despertar
"Amanhã seremos campeões de novo, amanhã seremos um clube plural, em que podemos discordar sem medo pela nossa segurança ou da nossa família, amanhã seremos tão respeitados nos mercados como somos no campo, amanhã voltaremos a ser financeiramente sustentáveis. Amanhã vamos voltar a ser respeitados pela nossa seriedade, porque só assim conseguimos reconquistar a confiança de cada adepto do FC Porto. Amanhã voltaremos a ter a estabilidade que a equipa merece, porque só assim lhes podemos exigir que sejam competitivos todos os dias."
Alerta
"Acredito e sempre acreditei em sonhar grande e é isso que sonho para o nosso clube. O FC Porto precisa de todos, as eleições são decididas por quem aparece, por quem exerce o seu direito de voto, por quem já regularizou as suas quotas e pode votar. Isso é absolutamente fundamental no sábado. Façam desta eleição mais do que um ato eleitoral - façam dela um grito que seja ouvido em todo o mundo."
Presente
"O FC Porto está vivo e sairá revigorado destas eleições. Vamos voltar a reconquistar o lugar que é nosso. O nosso compromisso é com a vitória e neste clube vence-se desde 1893. Vota lista B. Só Há um Porto. Viva o Futebol Clube do Porto."
Por Nuno Barbosa