_
O FC Porto somou este domingo a nona vitória na Liga Betclic, na receção ao Sp. Braga (2-1). No final do jogo, Francesco Farioli, treinador dos dragões, deixou muitos elogios ao adversário e sublinhou a importância dos jogadores que saltaram do banco e que acabaram por ser determinantes, principalmente Gabri Veiga e Borja Sainz.
"Jogo mais difícil da época? Sentimo-nos bem. Jogámos contra uma equipa que é muito bem orientada, que joga bom futebol e é muito agressiva. Disse que ia ser um jogo muito aberto e acho que tivemos as melhores oportunidades. Se calhar podíamos ter feito mais numa altura mais precoce do jogo, mas acho que a atitude foi fantástica. Contribuição ótima de todos os jogadores, mesmo dos que entraram. É um resultado muito importante e vamos em frente", começou por dizer, em declarações à Sport TV.
Este jogo pode ser um bom exemplo do que os jogadores devem fazer quando saltam do banco? "Acho que já houve várias situações que nos mostraram a importância dos jogadores que acabam o jogo. Hoje foi mais um desses exemplos".
O FC Porto está habituado a ter bola, mas o Sp. Braga não deixou... "Ao intervalo, o jogo estava muito bom. Preparámos tudo aquilo. Talvez tenhamos sofrido um bocadinho mais no início da 2.ª parte, porque o Sp. Braga colocava muitos jogadores no lado da bola. Não concedemos oportunidades fora lances de bola parada e um remate de fora da área. Acho que estivemos muito bem. Controlámos mais sem bola em certos momentos do que fazemos em alguns jogos, mas o futebol é isto. Jogamos contra muitas equipas e temos de ser capazes de ajustar quando o adversário obriga a isso. Foi uma prova de maturidade e um resultado muito bom contra uma equipa muito boa".
A última substituição foi a entrada de Pablo Rosario para a saída de William Gomes. Porquê? Sentia que o empate podia não ser um bom resultado? "Precisávamos de força no meio-campo. O Sp. Braga é uma das equipas mais intensas do campeonato, vocês viram a mobilidade dos jogadores que jogavam por dentro. E era necessário ter um jogador como o Pablo, que sinto que foi uma das chaves do jogo para voltarmos a ter algum controlo. E depois, claro, voltámos a ter criatividade com o Gabri. A assistência é dele para o golo do Borja, que finaliza muito bem".
Ganhar um jogo desta maneira pode dar algo mais à equipa? "Sim, até por ser o adversário que é e por todas as circunstâncias que nos rodeiam".
Hoje esteve um pouco irritado durante o jogo. Refere-se a essas circunstâncias? "Sim... Se quisermos aprender, há sempre uma oportunidade. Já disse que tínhamos de treinar a jogar contra 10 homens, agora temos de treinar quando o campo é mais pequeno e quando, sempre que fazemos faltas, levamos cartões amarelos...".
28 pontos, mas já jogou contra Sporting, Benfica, Sp. Braga e Gil Vicente. É bom? "É bom ter 28 pontos, claro. Mas agora precisamos de colocar a nossa cabeça no jogo com o Utrecht. Depois, Famalicão. Acho que, a par do Sp. Braga e Gil Vicente, são as equipas que estão no seu melhor momento. Bons resultados, equipas competitivas, o Famalicão é muito bom em bolas paradas. Vai ser um percurso longo. Depois da pausa para as seleções vamos ter tempo para pensar nisso, mas temos de ir jogo a jogo e não podemos pensar nisso agora".
Polacos referem que as conversações prosseguem
Leões comentam decisão de aplicar uma multa de 12.750 euros ao FC Porto por passar imagens de lances no balneário de Fábio Veríssimo
Os momentos que marcaram o ano que agora termina
Primeiro reforço de inverno não estará presente no treino aberto aos sócios
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Presidente da FIFA assegurou ainda que o organismo está a estudar maneiras de tornar o jogo mais fluído
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador português assegura que não tentou convencer o internacional português a rumar ao Fenerbahçe
Avançado espanhol falou ainda sobre as expectativas que os adeptos colocaram em si desde muito cedo