_
A Federação de Futebol do Mali manifestou "consternação e indignação" pelos atos racistas de que Marega foi alvo em Guimarães, instando os organismos responsáveis a "erradicar" da modalidade "todas as formas de discriminação".
"O Comité Executivo (federativo) condena com todas as suas energias estes atos desprezíveis que não honram o futebol. Estes abusos não têm lugar nos nossos estádios, que devem permanecer locais de comunhão, alegria e respeito", frisa, em comunicado.
No domingo, Marega pediu para ser substituído ao minuto 71 do jogo da 21.ª jornada da Liga NOS, entre o FC Porto e o Vitória de Guimarães, depois de ter sido alvo de cânticos e gritos racistas por parte de adeptos da equipa minhota.
Vários jogadores do FC Porto e do Vitória de Guimarães tentaram demovê-lo, mas Marega mostrou-se irredutível na decisão de abandonar o jogo, numa altura em que os dragões venciam por 2-1, resultado com que terminou o encontro.
O organismo federativo do Mali desafia a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a FIFA e a Confederação Africana de Futebol (CAF) a "erradicar todas as formas de discriminação, exclusão e desigualdade que afetam as pessoas, independentemente da sua origem e condição".
Em curto comunicado, a federação do Mali sublinhou o facto de ter acompanhado "com consternação e indignação estes atos racistas contra" Marega, autor do segundo golo do FC Porto em Guimarães.
"Nestes tempos difíceis, (a federação) reafirma o seu total apoio e solidariedade com Moussa Marega", conclui a nota, referindo-se ao jogador que na época 2016/17 representou o Vitória de Guimarães, por empréstimo do FC Porto.
Polacos referem que as conversações prosseguem
Leões comentam decisão de aplicar uma multa de 12.750 euros ao FC Porto por passar imagens de lances no balneário de Fábio Veríssimo
Os momentos que marcaram o ano que agora termina
Primeiro reforço de inverno não estará presente no treino aberto aos sócios
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Presidente da FIFA assegurou ainda que o organismo está a estudar maneiras de tornar o jogo mais fluído
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador português assegura que não tentou convencer o internacional português a rumar ao Fenerbahçe
Avançado espanhol falou ainda sobre as expectativas que os adeptos colocaram em si desde muito cedo