O desfecho das meias-finais da Liga Conferência, que terminaram com o apuramento do Chelsea e do Betis para o jogo decisivo, confere uma segurança extra ao FC Porto na luta pelo acesso direto à fase regular da Liga Europa, que neste momento passa unicamente por garantir o 3º lugar no campeonato nacional mas que, face ao apuramento de ingleses e espanhóis para o jogo decisivo da terceira competição da UEFA pode também ser conseguido por via do 4º posto na Liga Betclic.
Os dragões estão naturalmente empenhados em garantir o último lugar do pódio na 1ª Liga portuguesa e, assim, agarrar por mérito próprio o acesso à Liga Europa, porém, caso as últimas duas jornadas coloquem o Sp. Braga na 3ª posição, a final da Liga Conferência pode vir a ser fulcral para que a equipa da Invicta evite a sua entrada na Liga Europa de 2025/26 logo na 2ª pré-eliminatória.
Para que isso aconteça, o vencedor da Liga Conferência, que jogará a Liga Europa na próxima época, tem também de garantir o acesso direto à prova por via do campeonato. No caso do Betis tal já está matematicamente assegurado. Na 6ª posição da La Liga, os andaluzes podem cair, no máximo, para o 7º lugar, o que confere a mesma vantagem.
Porém, há um cenário, embora improvável, que coloca em xeque esta vantagem extra. O Chelsea, na 5ª posição da Premier League, está até em posição de acesso à Champions, mas, com três jornadas por disputar e apenas 3 pontos de vantagem sobre o 7º classificado, o Aston Villa, pode ainda cair para o posto ocupado precisamente pelos villans, o que, a acontecer, ainda que juntamente com o Chelsea a vencer a Liga Europa, não oferecerá a entrada direta aos azuis e brancos.
De notar que este cenário, de apuramento direto para a fase de liga da Liga Europa na 4ª posição da Liga Betclic, só se aplica ao FC Porto e não ao Sp. Braga. Isto porque os dragões, por via do seu ranking UEFA, são os primeiros a beneficiar da conjugação de resultados, enquanto os arsenalistas têm outras equipas europeias melhor colocadas.
Por RecordFarioli bateu sempre os rivais, já Mourinho nunca venceu como visitante no Dragão
Gestão feita nos dois últimos jogos permite ao FC Porto chegar ao clássico com o núcleo duro fresco
Nunca um treinador dos dragões venceu os seus primeiros oito jogos no campeonato
Razia no Dragão
Ex-selecionador de Inglaterra continua a ser apontado ao lugar de Ruben Amorim
Organismos e emissários de clubes têm mantido negociações secretas e já existe uma base de entendimento
Ex-jogadores do Manchester United não têm poupado o treinador português
Demetri Mitchell não precisou de agente e acabou por garantir um salário superior
Jackson Irvine vive experiência invulgar no St. Pauli
Reduto do emblema alentejano está na 'short list' para o Europeu feminino de 2029