_
O desfecho das meias-finais da Liga Conferência, que terminaram com o apuramento do Chelsea e do Betis para o jogo decisivo, confere uma segurança extra ao FC Porto na luta pelo acesso direto à fase regular da Liga Europa, que neste momento passa unicamente por garantir o 3º lugar no campeonato nacional mas que, face ao apuramento de ingleses e espanhóis para o jogo decisivo da terceira competição da UEFA pode também ser conseguido por via do 4º posto na Liga Betclic.
Os dragões estão naturalmente empenhados em garantir o último lugar do pódio na 1ª Liga portuguesa e, assim, agarrar por mérito próprio o acesso à Liga Europa, porém, caso as últimas duas jornadas coloquem o Sp. Braga na 3ª posição, a final da Liga Conferência pode vir a ser fulcral para que a equipa da Invicta evite a sua entrada na Liga Europa de 2025/26 logo na 2ª pré-eliminatória.
Para que isso aconteça, o vencedor da Liga Conferência, que jogará a Liga Europa na próxima época, tem também de garantir o acesso direto à prova por via do campeonato. No caso do Betis tal já está matematicamente assegurado. Na 6ª posição da La Liga, os andaluzes podem cair, no máximo, para o 7º lugar, o que confere a mesma vantagem.
Porém, há um cenário, embora improvável, que coloca em xeque esta vantagem extra. O Chelsea, na 5ª posição da Premier League, está até em posição de acesso à Champions, mas, com três jornadas por disputar e apenas 3 pontos de vantagem sobre o 7º classificado, o Aston Villa, pode ainda cair para o posto ocupado precisamente pelos villans, o que, a acontecer, ainda que juntamente com o Chelsea a vencer a Liga Europa, não oferecerá a entrada direta aos azuis e brancos.
De notar que este cenário, de apuramento direto para a fase de liga da Liga Europa na 4ª posição da Liga Betclic, só se aplica ao FC Porto e não ao Sp. Braga. Isto porque os dragões, por via do seu ranking UEFA, são os primeiros a beneficiar da conjugação de resultados, enquanto os arsenalistas têm outras equipas europeias melhor colocadas.
Por RecordPolaco entra na reta final da época como ator principal da equipa. Ligado aos resultados em sete das nove jornadas da 1.ª Liga que já disputou
LiveSoccer colocou os azuis e brancos em tribunal
Lista do CIES – Observatório do Futebol conta cinco dragões, três jogadores do Benfica e dois do Sporting
Recebeu o Prémio Carreira nos Dragões de Ouro de 2020
Extremo 'explode' nas redes sociais
Antigo treinador de Sporting e Real Madrid tem 77 anos
Incidente deu-se no encontro com Quinta dos Lombos a que o ala assistiu. Jogava o seu filho
Bruno Andrade, extremo do AFC Rushden & Diamonds, é um jogador livre
Obra sobre as epopeias vikings impressa no século XVI
Jovem madeirense só tem 17 anos mas já com lugar na história do desporto português