_
O português Luís Castro, antigo treinador do Vitória de Guimarães, lamentou esta quarta-feira a situação vivida pelo futebolista maliano Marega, alvo de insultos racistas, e disse que a situação o faz sentir "magoado" e "envergonhado".
"No caso do Marega, primeiro quero enviar-lhe um abraço e dizer-lhe que todos nós, que temos respeito, ficamos magoados e sentimos aquilo como se fosse connosco", disse Luís Castro, que na última época treinava o Vitória de Guimarães.
No domingo, no jogo entre Vitória e FC Porto, o avançado dos 'dragões' abandonou o relvado aos 71 minutos, depois de ser alvo de insultos racista por parte dos adeptos da equipa local, apesar de os companheiros e adversários o tentarem demover.
Luís Castro lembrou que também viveu no Shakthar Donetsk, sua atual equipa, situações semelhantes, de comportamento racista, para com os jogadores Dentinho e Taison, e disse, em jeito de crítica, que o mundo, nestas situações, se tem habituado a assobiar para o lado.
Em relação ao episódio no Estádio D. Afonso Henriques, o treinador insistiu que é uma situação que o faz "corar de vergonha" enquanto ser humano, por perceber que a humanidade "está muito aquém" do que devia ser.
O treinador deixou também críticas aos responsáveis governamentais e em relação àquilo que entende ser um contributo para a situação, o não investimento na educação.
"Devem corar de vergonha os governos e todos aqueles que não investem na educação e deveriam fazê-lo. São os governos que têm de garantir um bom futuro da humanidade e neste caso do cidadão. E eles não fazem isso, antes pelo contrário, desresponsabilizam-se. A educação muitas vezes não é olhada da forma atenta, como devia ser olhada. Não existe melhor ser humano sem educação, não é com uma multa, não é com um jogo de castigo. Há quem pense que é assim, porque não querem investir em outros lados e perceber o problema", criticou.
Em relação aos incidentes de Guimarães, fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou identificação de várias pessoas suspeitas de dirigirem cânticos e insultos racistas a Marega, sem adiantar o número de suspeitos, acrescentando que continua a efetuar diligências para identificar outros envolvidos.
Luís Castro abordou o tema quando questionado na conferência de antevisão do jogo entre Shakhtar Donetsk e Benfica, a disputar na quinta-feira, em Kharkiv, da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa, com início às 17:55 (hora de Lisboa).
Por LusaPolacos referem que as conversações prosseguem
Leões comentam decisão de aplicar uma multa de 12.750 euros ao FC Porto por passar imagens de lances no balneário de Fábio Veríssimo
Os momentos que marcaram o ano que agora termina
Primeiro reforço de inverno não estará presente no treino aberto aos sócios
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Presidente da FIFA assegurou ainda que o organismo está a estudar maneiras de tornar o jogo mais fluído
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador português assegura que não tentou convencer o internacional português a rumar ao Fenerbahçe
Avançado espanhol falou ainda sobre as expectativas que os adeptos colocaram em si desde muito cedo