Your browser doesn’t support HTML5 video
O FC Porto saiu vitorioso da receção ao Sp. Braga (2-1), na 10.ª jornada, que irá manter a equipa de Francesco Farioli na liderança isolada do campeonato, pelo menos, por mais uma ronda. Ainda assim, os minhotos de Carlos Vicens foram superiores em vários momentos da partida e até ameaçaram roubar os três pontos.
Neste sentido, Record entrou em contacto com ilustres e conhecidos adeptos dos dragões para tentar perceber o ambiente que se viveu durante um jogo que pode ser decisivo para o que resta da temporada.
"Resultado foi melhor do que a exibição" (Pedro Marques Lopes, comentador): "Existem alguns velhos brocados futebolísticos que podem ser utilizados para descrever este jogo. O primeiro, é claro, é que o resultado foi melhor do que a exibição. A seguir, é que as defesas ganham campeonatos. A organização defensiva do FC Porto continua muito boa, defendem muito bem e isso tem de ser contabilizado. Mas, em suma, o resultado ficou muito melhor do que o que se jogou em campo."
"Felizes e com competência" (Abílio Novais, ex-futebolista): "Uma vitória feliz do FC Porto, que teve, devo reconhecer, alguma competência. Mesmo não tendo estado coletivamente superior, nem tendo as individualidades sobressaído como de costume, o resultado satisfez. O Sp. Braga teve mérito, porque preparou muito bem o jogo, foram audazes e o plano correu bem, porque quiseram ganhar sem receio nenhum. Pressionaram bem o FC Porto no primeiro terço e isso causou alguma intranquilidade. Foi o jogo da temporada onde, na minha opinião, o FC Porto teve mais dificuldades, mas houve humildade, respeito e mérito pela vitória. Há que dar mérito ao Farioli pelas substituições e, mesmo que o adepto não goste, é o treinador que os analisa. Isto é importante, porque às vezes é assim que se ganham os campeonatos."
"Teve um pouco de sorte..." (Albertino, ex-futebolista): "Foi um jogo onde o FC Porto teve um pouco de sorte, até porque o Sp. Braga jogou melhor e provou que tem uma equipa muito perigosa. O primeiro golo do FC Porto prova isso mesmo, que houve alguma sorte, mas o segundo golo sim, foi um belo golo do Borja Sainz. Esta vitória acalenta alguma esperança, penso que seria muito mau se tivéssemos empatado ou até perdido. Tínhamos que melhorar um pouco da pressão, acho que no início da temporada fazíamos melhor essa parte do jogo e agora não. No início do campeonato, ganhávamos facilmente, agora é diferente. Talvez a estaleca física não seja a mesma. Mesmo assim, o que conta são os pontos."