O empate em casa, contra oEintracht Frankfurt, colocou o FC Porto numa situação muito complicada. No seu longo historial europeu, esta é a 13.ª vez que os azuis e brancos se veem obrigados a corrigirem fora um mau início no seu reduto. Na dúzia de ocasiões anteriores em que isso sucedeu, apenas contra o Grasshopper (2001/02) e Panathinaikos foi possível (2002/03) concretizar a reviravolta e evitar a eliminação.
Octávio Machado foi o primeiro treinador a concretizar um feito desse calibre, indo triunfar a Zurique depois de ter obtido nas Antas o mesmo resultado (2-2) que o FC Porto tem agora de solucionar na Alemanha. Na época seguinte, José Mourinho voltou a mostrar o seu talento para influenciar o debate em torno de um desafio, ao prometer a reviravolta, no inferno de Atenas, logo após a derrota em casa contra o Panathinaikos. Como é usual suceder, não desiludiu os adeptos e ergueu a Taça UEFA em Sevilha.
Desde que se mudou para o Dragão, o FC Porto registou arranques amargos contra Inter Milão, Chelsea e Man. City, acabando sempre por sair derrotado na 2.ª mão, falhando clamorosamente o objetivo de contrariar o destino. Todavia, em nenhuma dessas situações, o treinador (respetivamente José Couceiro, Jesualdo Ferreira e Vítor Pereira) tinha a sua posição em xeque. Paulo Fonseca enfrenta uma situação de vida ou morte, pelo menos no que toca à sua continuidade no atual cargo, mas tem a seu favor o facto de defrontar um adversário claramente mais acessível. Mesmo assim, oEintracht, na Commerzbank Arena, soma quatro vitórias e 9-1 em golos na Liga Europa.
Ou seja: “ganhar na Alemanha sem qualquer problema”, como Ricardo Quaresma vaticinou, será uma tarefa árdua de concretizar.
Central do FC Porto sofreu ferimento na face
Jovem criativo esteve em destaque ao dar o triunfo à turma de Farioli
Dragão remodelado foi competitivo, mas curto... até aos retoques da elite. Gestão já estava feita
Avançado do FC Porto tem vindo a ganhar o seu espaço na equipa do FC Porto
Afastado das funções de treinador, o alemão de 58 anos continua muito atento ao futebol internacional
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Equipa de Jorge Jesus - que poupou Cristiano Ronaldo - venceu o Al-Zawra'a por 2-0
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Venceu Taça do Canadá, chegou ao golo 300 e deixou Kroos para trás