1/2
Durante o seu discurso na cerimónia de alteração do nome do centro de treinos do Olival para Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa, André Villas-Boas, com a voz embargada, vincou o legado de portismo deixado pelo antigo capitão do FC Porto, que faria esta terça-feira 54 anos. Na plateia encontram-se os mais altos dirigentes do FC Porto, familiares de Jorge Costa, incluindo a esposa, os filhos e a mãe, assim como Francesco Farioli e João Brandão, tal como os plantéis do FC Porto.
"Até há bem pouco tempo, regressado a casa, era um dirigente como poucos. Dos primeiros a chegar, dos últimos a sair, preocupado com todos. Aos mais experientes, injetava ânimo, aos mais novos ensinava-os a caminhar de cabeça erguida. Ninguém ficava indiferente ao Bicho nos corredores do Olival, ninguém fica indiferente à sua grandeza. Jorge Costa foi muito para o FC Porto, para nós e para mim. Foi, como poucos, um verdadeiro símbolo portista, respeitado em todos os balneários, estimado por sucessivas gerações de adeptos, e temido pelos adversários. O Bicho, como era conhecido, encarnava o ADN do FC Porto: a resiliência, o inconformismo, a cultura do trabalho, a lealdade, a força perante a adversidade. Muitos vestiram esta camisola; poucos a honraram como o Bicho", afirmou.
"Ao atribuirmos o nome de Jorge Costa ao nosso Centro de Treinos e Formação Desportiva, queremos não apenas recordar o atleta, mas manter o seu legado vivo diante das novas gerações que aqui se formarão. Quem atravessar estas portas verá o nome de quem melhor personificava o orgulho e a responsabilidade de envergar a nossa camisola", continuou o líder azul e branco, dirigindo-se depois aos familiares do falecido jogador: "A todos os familiares de Jorge Costa – em especial à Estela, sua mulher, aos seus filhos David, Guilherme e Salvador, ao Bruno, à sua Mãe e irmãs - deixo uma palavra de gratidão: obrigado por partilharem connosco este grande homem e capitão. Neste clube, nunca será esquecido. Entre nós, continuaremos a contar a sua história, a inspirar jovens com o seu exemplo e a recordar aquilo que é ser verdadeiramente Porto."
Agradecendo à administração da Fundação PortoGaia, em especial a Marina Mendes (presidente interina da CM Gaia), a Eduardo Vitor Rodrigues (antigo presidente) e a José Guilherme Aguiar (vereador), por "se terem empenhado de imediato a promover essa alteração e esta bonita homenagem", concluiu: "Gaia é também a nossa casa, por isso somos gratos, e aqui estamos de alma e coração como membros empenhados e ativos na promoção desta comunidade e território, principalmente agora que recebe o nome do nosso querido Bicho. Que a frontaria do Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa seja, para cada um de nós, um lembrete inabalável do que representa vestir esta camisola e da honra e responsabilidade que isso implica a cada instante. Que todos, do mais jovem atleta ao mais consagrado campeão, tenham sempre presente que Jorge Costa nos continuará a mostrar o caminho das vitórias."
Leões deslocam-se ao D. Afonso Henriques a 23 de dezembro
Médio luso-canadiano assume que é um motivo de grande orgulho atingir uma fasquia tão importante
Médio pensa no rumo a seguir depois de terminar a carreira como jogdor
Presidente do FC Porto ataca os rivais e diz que os dragões foram prejudicados no calendário
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões
Num país onde existe centralização, devido à quebra do contrato os belgas poderão não conseguir ver a 16.ª jornada
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Dorival Júnior e Renato Gaúcho falam do Palmeiras-Flamengo