Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

Nottingham Forest

Nottingham Forest

20:00

23 outubro

FC Porto

FC Porto

Villas-Boas e o legado de Jorge Costa: «Muitos vestiram esta camisola, poucos a honraram como o Bicho»

Homenagem ao antigo central e diretor dos dragões

A homenagem a Jorge Costa no Olival
André Villas-Boas e o FC Porto homenageiam Jorge Costa
A homenagem a Jorge Costa no Olival
André Villas-Boas e o FC Porto homenageiam Jorge Costa
A homenagem a Jorge Costa no Olival
André Villas-Boas e o FC Porto homenageiam Jorge Costa

Durante o seu discurso na cerimónia de alteração do nome do centro de treinos do Olival para Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa, André Villas-Boas, com a voz embargada, vincou o legado de portismo deixado pelo antigo capitão do FC Porto, que faria esta terça-feira 54 anos. Na plateia encontram-se os mais altos dirigentes do FC Porto, familiares de Jorge Costa, incluindo a esposa, os filhos e a mãe, assim como Francesco Farioli e João Brandão, tal como os plantéis do FC Porto.

"Até há bem pouco tempo, regressado a casa, era um dirigente como poucos. Dos primeiros a chegar, dos últimos a sair, preocupado com todos. Aos mais experientes, injetava ânimo, aos mais novos ensinava-os a caminhar de cabeça erguida. Ninguém ficava indiferente ao Bicho nos corredores do Olival, ninguém fica indiferente à sua grandeza. Jorge Costa foi muito para o FC Porto, para nós e para mim. Foi, como poucos, um verdadeiro símbolo portista, respeitado em todos os balneários, estimado por sucessivas gerações de adeptos, e temido pelos adversários. O Bicho, como era conhecido, encarnava o ADN do FC Porto: a resiliência, o inconformismo, a cultura do trabalho, a lealdade, a força perante a adversidade. Muitos vestiram esta camisola; poucos a honraram como o Bicho", afirmou.

"Ao atribuirmos o nome de Jorge Costa ao nosso Centro de Treinos e Formação Desportiva, queremos não apenas recordar o atleta, mas manter o seu legado vivo diante das novas gerações que aqui se formarão. Quem atravessar estas portas verá o nome de quem melhor personificava o orgulho e a responsabilidade de envergar a nossa camisola", continuou o líder azul e branco, dirigindo-se depois aos familiares do falecido jogador: "A todos os familiares de Jorge Costa – em especial à Estela, sua mulher, aos seus filhos David, Guilherme e Salvador, ao Bruno, à sua Mãe e irmãs - deixo uma palavra de gratidão: obrigado por partilharem connosco este grande homem e capitão. Neste clube, nunca será esquecido. Entre nós, continuaremos a contar a sua história, a inspirar jovens com o seu exemplo e a recordar aquilo que é ser verdadeiramente Porto."

Agradecendo à administração da Fundação PortoGaia, em especial a Marina Mendes (presidente interina da CM Gaia), a Eduardo Vitor Rodrigues (antigo presidente) e a José Guilherme Aguiar (vereador), por "se terem empenhado de imediato a promover essa alteração e esta bonita homenagem", concluiu: "Gaia é também a nossa casa, por isso somos gratos, e aqui estamos de alma e coração como membros empenhados e ativos na promoção desta comunidade e território, principalmente agora que recebe o nome do nosso querido Bicho. Que a frontaria do Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa seja, para cada um de nós, um lembrete inabalável do que representa vestir esta camisola e da honra e responsabilidade que isso implica a cada instante. Que todos, do mais jovem atleta ao mais consagrado campeão, tenham sempre presente que Jorge Costa nos continuará a mostrar o caminho das vitórias."

Por José Miguel Machado
1
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Porto ver exemplo
Ultimas de FC Porto Notícias
Notícias Mais Vistas