César Peixoto: «Temos demonstrado muita consistência, mas no futebol tudo muda rápido»

César Peixoto
• Foto: Tony Dias/Movephoto

O Gil Vicente desloca-se ao terreno do Moreirense, pelas 15h30 deste sábado, em jogo a contar para a 21ª jornada do campeonato. Novo dérbi minhoto, depois da goleada operada diante do Famalicão , em que César Peixoto destacou um adversário "difícil" e "com a maioria dos seus pontos conquistados em sua casa".

"É um campo tradicionalmente difícil, não é fácil ir lá ganhar. Quando lá fui treinador era a mesma coisa, o campo é pequeno e de caraterísticas próprias. Tem uma equipa competitiva, a fazer um bom campeonato e jogadores do meu tempo e dos quais eu ainda gosto muito. Antecipo um jogo difícil, onde temos de estar ligados durante 90 minutos. Mas sabemos o que fazer, da mesma forma que temos sempre feito neste campeonato", sublinhou o técnico gilista, recordando a sua passagem no emblema de Moreira de Cónegos, na primeira metade da temporada transata.

PUB

Na época passada, o Moreirense venceu por 3-2 consigo ao leme deles: "Quero que seja diferente a todos os níveis. Não quero sofrer dois golos e quero ser eu a ganhar com o Gil Vicente. Uma das coisas mais importantes na nossa equipa é a nossa organização defensiva, com 10 balizas a zero pelo campeonato, penso, o que é fantástico. Gostamos de estar organizados, coesos e compactos, portanto era bom que não fosse igual ao ano passado. Mesmo tendo muitos jogadores de quem gosto deste lado, hoje sou treinador do Gil Vicente e visto com orgulho a camisola do clube. Vou lá com a minha equipa, com o nosso ADN, como sempre, para lutar pelos três pontos. Não escondo as dificuldades, mas estaremos preparados para elas".

O Moreirense é a única equipa do top 8 com um saldo negativo de golos: "Nós olhamos para os adversários da mesma forma, não olhamos para os números. Olhamos sim para as dinâmicas, para onde poderá haver espaços e para a organização, para saber como ferir este Moreirense. Os números, por vezes, não traduzem as equipas, acho que o Moreirense já fez muitos penáltis que deu em golos. É uma boa equipa. Há sempre espaços para podermos aproveitar, mas também há uma equipa que nos analisa e competente, mas trabalhamos muito naquilo que é o espaço e tempo para ferir o adversário."

PUB

Depois do Famalicão, esta é uma segunda final pela luta europeia? "Foi uma goleada, não vamos golear todos os jogos, mas soubemos fazer cinco golos. Não vai acontecer todos os jogos, não vão haver jogos fáceis. Não encaro este jogo como uma final, faltam muitos jogos no campeonato, há ali cinco equipas que podem chegar mais acima e quem for mais consistente é que ficará lá em cima. Olho para o jogo contra uma boa equipa e onde vamos ter um bom desafio. Temos que crescer em algumas coisas, mas todos os jogos têm de ser uma final. Agradeço a adesão dos adeptos, não sei como estará o clima, mas mostra a confiança dos adeptos nos jogadores. Eles também têm mostrado que querem proporcionar um bom espetáculo e os adeptos têm sido uma boa ajuda para nós. Faz todo o sentido. Têm sido muito importantes, mais ainda com este temporal, demonstra a ligação que existe entre clube, jogadores e adeptos."

Gil Vicente precisa de 20 pontos para alcançar a melhor pontuação de sempre na 1ª Liga: "É possível, há muitos pontos em jogo. Não demonstro só por palavras, mas sim também na hora de jogo, vamos sempre para pontuar, vamos sempre para ganhar. Acredito que é possível, temos demonstrado muita consistência, mas no futebol tudo muda muito rápido e temos que estar humildes e consistentes. A fome de vencer não muda e isto leva-me a acreditar que esse registo é possível. Mas tudo é jogo a jogo, três pontos atrás de três pontos. Se me perguntar, claro que acredito."

O clube tem ganho adeptos de outros países. Como vê este crescimento global? "O trabalho é de todos, vem de cima para baixo, sinceramente. A forma como o clube vai tentando criar várias iniciativas, como se abriu para vários adeptos. Existe um dia a dia feliz aqui, notamos bem o que é o clube. Não é só a parte física ou a parte tática, para nós isto também é importante. Depois, a ideia de jogo também é positiva, olhamos de igual para igual para qualquer adversário e os adeptos também se unem a isso, acho que isso faz com que se crie esta simbiose. Isto deixa-nos muito satisfeitos, é sinal que estamos a fazer as coisas bem. É um motivo de orgulho, mas é como os resultados, pode acabar. Se continuarmos assim, podem continuar, acho que os adeptos gostam deste ADN."

PUB

Elogios a Varela pela resposta de "1ª Liga"

Gustavo Varela vocalizou, , a confiança que a equipa técnica lhe deu para voltar ao caminho dos golos, uma premissa que César Peixoto considerou sinal do "dia a dia feliz" que se vive no clube, mas sem deixar de elogiar o próprio ponta-de-lança. 

"Temos sempre a equipa muito ligada a nós, eles acreditam em nós e nós neles. Temos um dia a dia muito feliz aqui dentro e isso é parte do nosso sucesso. Tentamos dar-lhes todas as condições", referiu, salientando: "O Varela tem sido muito importante para nós, depois da saída do Pablo teve sete jogos a titular e o golo não estava a surgir. É um miúdo no primeiro ano de 1ª Liga e temos que nos lembrar que é preciso uma adaptação. É preciso dar-lhes um pouco de espaço e retirar a pressão, mas lembro-me de lhe ter dito, no final do jogo, que deu uma resposta de 1ª Liga. Cresceu muito nestes jogos. A malta que entrou do banco no jogo é que fez toda a diferença, pela resposta, entraram com a atitude certa."

PUB

Por João Albuquerque
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Gil Vicente Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB