_
O Rio Ave inicia 2026 com uma receção ao Casa Pia, pelas 15h30 deste domingo, em jogo a contar para a 17.ª ronda do campeonato. Um virar de ano civil que o técnico Sotiris Silaidopoulos aproveitou para aprofundar a análise à primeira volta vilacondense.
"Feliz Ano Novo a todos. Há muitas formas de avaliar as coisas no futebol. Corrijam-me se estiver errado mas, se vencermos o Casa Pia, teremos 20 pontos, portanto é semelhante ao ano passado. Depois, há o rendimento. Recordando alguns dos nossos jogos, por vezes não angariámos os pontos que merecíamos, mas é aí que vemos o progresso que existe na equipa. A seguir, é a avaliação coletiva e individual dos jogadores. Acho que vimos progresso coletivo e tivemos boas dinâmicas nos jogos", descreveu o treinador grego, salientando que houve "muito progresso individual" em alguns elementos do plantel, focando-se no objetivo principal: "Claro que há a ambição de continuar a crescer, sermos melhores, termos mais pontos e estarmos mais acima na 1.ª Liga. Temos que pensar nisso de forma coletiva, porque existem pequenas coisas no clube, tal como a construção da nova bancada ou os dois campos a serem construídos para a equipa principal."
Houve pontos bons na derrota com o Sporting a aproveitar para o jogo com o Casa Pia? "São jogos diferentes, com o Sporting foi um jogo difícil, mas acho que fizemos uma gestão melhor na segunda parte. Houve ali uns 10 minutos em que perdemos a concentração e, claro, o Sporting aproveita bem todas as oportunidades. Com o Casa Pia será diferente, veio de resultados melhores nos últimos jogos. Mas para nós é mais importante, é o primeiro jogo em casa no ano, temos que ganhar os três pontos, é o objetivo principal."
É preciso ter outra mentalidade nos jogos em casa? "Temos que ter outra mentalidade em todos os jogos. Neste, temos de demonstrar que existe, desde o primeiro minuto, a vontade de dominar todos os pequenos momentos dentro do jogo. Temos que controlar as nossas emoções, olhar para dentro e estarmos equilibrados, para não conceder tantas oportunidades. Com um jogo importante em casa, queremos começar bem o ano e começar, obviamente, com a primeira vitória."
Tem blindado o plantel aos rumores de mercado, ou eles conseguem-no com menos ajuda? "É sempre um desafio para os jogadores, não consegues parar os rumores. Mas o ambiente que temos no clube, como um todo, é fantástico, é o que temos de ter e, felizmente, é o que existe. Do que vi até agora, há jogadores comprometidos, focados e concentrados na equipa e nos treinos. Há jogadores que ainda estão aqui e o nosso foco passa sempre pelos jogos e pelo campeonato."
Jogou sem André Luiz, Vrousai e Clayton no onze frente ao Sporting. "Todos podem voltar. Temos ainda um treino para ver quem irá ficar no onze ou não. Lesionados? Só o Omar [Richards] e o Bakoulas."
Rumores que ligam Tiknaz a um possível regresso. "É um jogador que eu conheço e que conhece o clube, mas não é nosso. Não posso falar de jogadores que não são nossos, são apenas rumores e nada mais."
Técnico mostrou-se satisfeito com o triunfo sobre o Casa Pia
Extremo bisou e deixou defesa dos gansos em dificuldades. Pode ter sido o jogo de despedida
Jogador questionado após bisar frente ao Casa Pia
Avançado decisivo no triunfo que afasta os vilacondenses na zona inferior da tabela
'Telegraph' avança que Christopher Vivell ficou "impressionado" com a forma como o técnico do Fulham explicou como explorou as fragilidades dos red revils
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Arron Scholes recorreu às redes sociais para enviar um recado ao treinador do Manchester United
'The Telegraph' avança que Jason Wilcox sugeriu uma alteração para uma linha de quatro defesas, algo que o técnico português resiste
Rumores e confirmações da janela de transferências dos principais campeonatos
Lenda do Liverpool 'atira-se' ao treinador do Manchester United após empate com o Leeds e declarações na conferência