_
É um feito que raramente foi alcançado pelo Santa Clara, mas que Vasco Matos espera repetir: atingir os quartos de final da Taça de Portugal. Na longa história de participação na prova-rainha do futebol português, o emblema açoriano só logrou chegar a esta fase adiantada da competição por duas vezes, uma delas já sob o comando do atual técnico. A primeira ocasião foi em 2020/21, então com Daniel Ramos como treinador, tendo o Santa Clara caído na Pedreira do Minho, diante do Sporting de Braga (2-1, golos de Ricardo Horta e Abel Ruiz, para os minhotos; Cryzan, para os insulares). A última vez foi há duas temporadas, frente ao FC Porto, com o Santa Clara de Vasco Matos a marcar primeiro, por Rafael Martins, mas a permitir a reviravolta aos dragões de Sérgio Conceição, com golos de Galeno e Evanilson, clube que viria a levantar o caneco, numa final contra o Sporting.
Agora, Vasco Matos espera poder coroar ter atingido a marca de 100 jogos pelo Santa Clara, conduzindo o clube à terceira presença nos quartos da Taça de Portugal, tendo, para isso, de superar o Sporting de Rui Borges. A era do treinador de 45 anos nos Açores tem sido marcada por grande sucesso: dos 100 jogos que já leva (61 na 1ª Liga e 39 na 2.ª Liga), Vasco Matos soma uma subida de divisão e respetivo título de campeão da 2.ª Liga, recordes de pontos, qualificação para as competições europeias e a afirmação do Santa Clara na elite do futebol português.
Para o embate com o Sporting - o segundo esta época, depois do jogo para o campeonato, vencido pelos leões (com muita polémica à mistura) - Vasco Matos deverá manter a aposta no 11 que tem vindo a apresentar, podendo mexer apenas na frente de ataque, caso Vinicius Lopes, o melhor marcador do plantel, recupere a 100% da lesão sofrida.
Por André MartinsSanta Clara só chegou por duas vezes a uma fase tão adiantada da competição
Foi com segurança que os arsenalistas venceram pela 4.ª vez seguida na Liga e igualaram o Gil Vicente
Treinador do Santa Clara reage ao desaire no Municipal de Braga e antecipa duelo com os leões, para a Taça de Portugal, na próxima quinta-feira: “Claro que estou preocupado”.
Equipa de Carlos Vicens soma a quarta vitória consecutiva