O Sp. Braga defronta esta quinta-feira, na Áustria, o Rapid Viena, num jogo a contar para a 2.ª mão do playoff da Liga Europa. Carlos Carvalhal antecipa um jogo "complicado" mas sublinha que os arsenalistas vão querer marcar.
Jogo na Áustria: "O jogo está 0-0 e queremos vencer. Sabemos que temos uma vantagem, mas não vamos utilizá-la como fator motivacional, pois podíamos colocar a equipa retraída. Queremos fazer um jogo de coragem, o adversário venceu todos os jogos em casa, tem competência, e lá ainda vai ser mais difícil. Temos uma vantagem da resposta da equipa à pressão inicial do Servette na Suíça, um dado adicional que já temos duas reviravoltas, e isso chama-se saúde mental e espírito competitivo. Temos de ser humildes, trabalhadores, verdadeira equipa. Defender bem e apostar em fazer golos. Resumindo, vai ser muito complicado, mas a nossa intenção é ir à Áustria e vencer o jogo".
"Vamos ter de fazer golos": "O jogo da primeira mão teve uma história, o adversário ficou a jogar com 10, fizeram um golo com um erro nosso e depois fizemos um ataque massivo em que podíamos ter feito vários golos. Se fizermos um jogo com a competência da primeira mão, temos enormes possibilidades de seguir em frente. Temos de estar a top, ser uma equipa com personalidade, não nos deixar intimidar com os adeptos, saber lidar com isso e ter personalidade para jogar. Temos jogo para fazer golos. Sem golos vai ser difícil e acho que vamos ter de fazer golos.
"Acredito que vamos conseguir": "Queremos andar na Liga Europa, jogar em grandes palcos e acredito piamente que vamos conseguir. Vamos ter adversários de grande quilate. O dinheiro é importante, mas andamos no futebol para viver ambientes como o de amanhã. É nisso que trabalhamos, para viver esses ambientes. Se passarmos a eliminatória, vamos ter adversários de elevadíssimo nível. É só nisso que pensamos".
Nível de pressão: "A pressão é sempre a mesma, mas na Suíça tínhamos uma pressão imensa. Esse sim, porque podíamos ficar de fora das competições europeias. Este jogo tem a mesma importância porque podemos jogar numa divisão abaixo, mas queremos a divisão acima. É mais um julgamento e temos de ser corajosos. Temos competência e vamos tentar ser melhores do que o adversário".
Evolução da equipa: "Vamos num ciclo de jogos constante, vamos para um novo desafio, numa equipa que procuramos incutir ideias, não há treinos aquisitivos neste momento e temos utilizado muito o vídeo, que permite corrigir a equipa, temos dado sugestões. O nível de compreensão dos jogadores tem possibilitado isto. Vencemos, sim, mas cometemos erros, desde o primeiro jogo. Mas estamos a cometer menos erros do que o jogo anterior. Não estamos no ponto perfeito, daí apelarmos à entrega e à atitude. Nisso os jogadores têm sido fantásticos. Não digo que é a melhor equipa, mas tem sido das melhores equipas que treinei a nível da atitude, entrega e compromisso coletivo. Os jogadores estão todos disponíveis para ajudar. Isso é ouro. E é essa a receita para amanhã. Acredito que vamos criar dificuldades e vamos colocar o adversário à prova".
Por José MárioAs declarações do treinador do Sp. Braga após o duelo da 3.ª jornada da fase de liga da Liga Europa
Com 9 pontos em 3 jogos, está igualado o melhor arranque na UEFA, mas desta vez sem sofrer golos
Médio do Estrela Vermelha diz que a equipa tem "de mudar" caso queira continuar na competição
Avançado do Sp. Braga marcou na vitória sobre o E. Vermelha
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções
Subdiretor de Record avalia últimas declarações do treinador do Benfica sobre o plantel
Entrevista ao candidato a vice-presidente das modalidades na lista de Rui Costa
Entrevista ao candidato a vice-presidente das modalidades na lista de Rui Costa
Vai ficar no clube norte-americano até aos 41 anos