Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções
Seguir Autor:
Quando em agosto de 2023 chegou ao Manchester City proveniente do Leipzig, Josko Gvardiol trazia nas costas o 'peso' de ser defesa mais caro de sempre. Os citizens despenderam 90 milhões de euros pelo seu passe, o que ultrapassou os 87 milhões que o Manchester United tinha pago ao Leicester por Harry Maguire uns anos antes. O clube inglês ganhou a corrida desse verão pelo promissor central, então com 21 anos. Mas o que poucos sabem é que Gvardiol pensou trocar o futebol pelo basquetebol.
Aos 16 anos o internacional croata sentia-se desiludido. "Pensei desistir do futebol porque gostava de jogar basquetebol. Já não tinha certezas quanto ao futuro, não me sentia feliz quando ia treinar", contou, em declarações à BBC.
"Estava a tentar encontrar outras soluções, procurava sentir-me feliz e todos os meus amigos jogavam basquetebol", acrescentou.
Gvardiol tinha o sonho de ser futebolista profissional, mas o pouco tempo de jogo que estava a ter nos escalões de formação do Dínamo Zagreb levaram-no questionar esse desejo. "Queria ser jogador, mas não fazia ideia até onde podia ir. Se há alguns anos me perguntassem se me via no Manchester City em 2023, 2024 e 2025, diria que não, que era impossível."
Hoje é uma peça fundamental no esquema tático de Pep Guardiola, revelando uma veia goleadora 'anormal' para um defesa. Nas duas primeiras épocas em Inglaterra o croata marcou 11 golos.
Lenda dos red devils diz que aguenta mais ouvir falar de Frank Ilett
Médio português, de 34 anos, vai assinar contrato por mais um ano com outro de opção
Equipa comandada por Jorge Jesus vai para a 2.ª mão com o Arkadag com vantagem de 1-0
Associação de Futebol daquele país quer aproximar-se das principais liga europeias
Antes de enveredar pela política, próximo Presidente da República jogou futebol no clube da terra
Ex-internacional francês implicado na nova 'fornada' de documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA
Ex-jogador confessou que ao longo de 15 anos de carreira não conseguiu desfrutar das conquistas