O Sp. Braga ficou a saber, esta segunda-feira, que vai iniciar a campanha na Liga dos Campeões diante do Backa Topola, clube da Sérvia que terminou o campeonato de 2022/23 no 2.º lugar, mas a 22 pontos de distância do campeão Estrela Vermelha. Era o clube com menor coeficiente UEFA à partida para este sorteio, mas nem assim deve ser subestimado. Pelo menos é essa a perspetiva de Bursac, guarda-redes que chegou ao Vizela este verão, depois de ter estado os últimos anos vinculado precisamente ao Backa Topola.
"O Sp. Braga pode ser o favorito no papel e eles têm mais história nas provas europeias, o que poderá ajudá-los. Mas o Backa Topola não deve ser subestimado, já que acabou em 2.º lugar no campeonato do ano passado", começou por referir, à comunicação social.
"É uma equipa que pode jogar tanto com três defesas como com quatro, eles têm jogadores capazes de jogar em ambos os sistemas", referiu Bursac, que avaliou o plantel do Backa Topola, particularmente o impacto da perda de Petar Ratkov, avançado de 19 anos vendido ao Salzburgo por 4,5 M€ após 14 golos marcados na última temporada. "A saída do Petar Ratkov foi uma grande perda para o ataque do Backa Topola, já que é um jovem jogador fantástico, mas o clube continua a ter muita força ofensiva, graças ao Dakovac que marcou 10 golos na última época, e tem também o MVP do último campeonato, o Sasa Jovanovic, a liderar o ataque", disse.
"Mas o Backa Topola contratou alguns jogadores e será interessante ver como irão encaixar na equipa. Petar Stanic chegou do Estrela Vermelha e é um jovem talentoso que creio que pode fazer a diferença", afirmou Bursac, olhando ainda ao papel do treinador da equipa, Zarko Lazetic. "É um treinador que motiva os seus jogadores e espera sempre que eles deem 100% em cada jogo. Ele implementou o seu sistema de jogo e saiu compensado no ano passado", apontou.
Ora, o Backa Topola chegou apenas em 2019 ao escalão principal da Sérvia, tendo conseguido logo nessa primeira época a qualificação para a Liga Europa, onde viria a cair nas pré-eliminatórias para o Steaua Bucareste. "O TSC Backa Topola é um clube da Sérvia que tem crescido a cada ano. Desde que voltaram à 1.ª divisão da Sérvia, têm mostrado ao país que são um sério e bem organizado clube", afirmou Bursac.
"Backa Topola é uma pequena cidade na Sérvia, não terá tanta gente no estádio como em Braga, mas as pessoas que vão aos jogos mostram o seu apoio e criam uma boa atmosfera", assegurou o guarda-redes do Vizela.
Por André GonçalvesTrio de avançados participou em apenas oito dos 24 golos na época
Arsenalistas fixaram valor nos 25 euros depois de verem recusado acordo para ingressos a 10 euros
É o jogador de campo mais utilizado por Vicens e brilha como poucos na Liga a nível do passe
Sem ter conseguido precaver saída do jovem extremo no mercado de verão, jovem promessa vai ter mais protagonismo
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano