Há 12 anos que um jogador do Sporting não marcava tantos golos de penálti num só campeonato como Adrien em 2013/14. Ao abrir o ativo no Estádio dos Barreiros, contra o Marítimo, o médio apontou o seu sexto golo de grande penalidade na Liga (fez outro na Taça da Liga, em Penafiel).
Para encontrar um leão com melhor registo é necessário recuar até à época do último título verde e branco, em 2001/02, quando Mário Jardel transformou nada menos do que 15 castigos máximos ao longo da competição, ele que haveria de terminar com 42 golos na Liga e 55 no conjunto de todas as provas, catapultando o Sporting para a histórica dobradinha.
Ora, desde esses 15 golos de penálti de Super Mário (em 30 jogos) nenhum jogador leonino ficou sequer próximo de tal marca. Pedro Barbosa, em 2003/04, ficou-se pelos cinco remates certeiros, número igualado por Ricky van Wolfswinkel, em 2011/12. Com menos um encontravam-se Matías Fernández (2010/11), Liedson (2004/05) e o mesmo Jardel (em 2002/03). De resto, de realce nos últimos 12 anos, em termos de Liga, só os três tiros convertidos por Moutinho (2009/10) e Romagnoli (2007/08).
Ou seja, e voltando ao presente, os seis golos de Adrien Silva dos 11 metros colocam-no nesta lista apenas à sombra da incomparável eficácia de Mário Jardel.
Desde maio
Adrien começou a ser chamado (com sucesso) a bater as grandes penalidades do Sporting a 19 de maio, na última jornada da Liga passada, em Aveiro, por Jesualdo Ferreira (iniciou o triunfo por 4-1). Na transição para esta época manteve a responsabilidade e não falhou das seis vezes em que foi solicitado no campeonato (mais uma na Taça da Liga), incluindo os dois jogos com o Marítimo (em Alvalade garantiu a vitória por 3-2, aos 76’; nos Barreiros fez o 1-0, aos 3’) e ainda frente a Académica (em Coimbra), V. Setúbal (casa e fora) e Belenenses (Alvalade).
Não pára de faturar no campeonato
Pote foi o melhor do lado dos leões
Bicampeão domina, mas tem problemas de visão junto da baliza adversária e falha goleada
Especialistas Record Jorge Faustino e Marco Ferreira analisam a arbitragem de José Bessa
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS
Competição decorreu na Sérvia
Treinador português volta ao ativo um mês depois de ter deixado o cargo de selecionador de Angola