De olhos postos no Betinho de Lamas

De olhos postos no Betinho de Lamas
• Foto: PEDRO FERREIRA E MIGUEL BARREIRA

Alberto Alves Coelho, mais conhecido no mundo do futebol como Betinho, é de forma incontestável uma das maiores esperanças do futebol do Sporting. Na segunda-feira, o avançado natural de Santa Maria de Lamas voltou a brilhar, marcando os dois golos da equipa B dos leões diante do Sp. Braga B, consolidando o estatuto de melhor marcador da equipa que vai seguindo no 3.º posto da 2.ª Liga. O Sporting já o blindou e recusa até empresta-lo.

O jovem avançado, que renovou contrato no início da temporada, é de forma natural um dos jogadores mais importantes da equipa B do Sporting e a passagem definitiva para a principal formação verde e branca parece cada vez mais uma questão de tempo. Até lá, a direção dos leões faz questão de que o jogador continue a marcar golos com o emblema do Sporting, recusando de forma constante as muitas propostas de empréstimo que o jogador já teve, tanto de clubes da 1.ª como da 2.ª Liga.

PUB

Produto da formação foi aposta de Sá Pinto e Vercauteren

Em Alcochete desde os 13 anos, o Betinho começou a dar nas vistas nos iniciados (apontando uns impressionantes 35 golos em 29 jogos em 2007/2008) e tornou-se na referência maior da equipa de juniores dos leões entre 2010 e 2012, com uns notáveis 52 golos em 61 partidas.

PUB

Jogador rápido, com pontapé forte e excelente capacidade de finalização dentro da grande área adversária, assinou muito cedo um contrato profissional e aos 17 anos fez o primeiro treino com o plantel principal, então comandado por Domingos Paciência.

Ricardo Sá Pinto foi o primeiro a convocar o avançado para a equipa principal, mas foi com Franky Vercauteren que o então jovem de 19 anos somou os primeiros minutos ao serviço da equipa A.

A 29 de setembro de 2012, Betinho foi lançado nos 20 minutos finais para o lugar de Carillo, no sentido de tentar evitar um empate caseiro diante do Estoril, num jogo referente à 5.ª jornada do último campeonato. Sem sucesso. O menino de Santa Maria de Lamas não teve sequer qualquer chance para visar a baliza adversária e saiu de campo com o mesmo sentimento de frustração de todos os colegas.

PUB

Na ressaca de uma estreia que não correspondeu ao esperado, Betinho só teve mais três oportunidades (duas na Liga e uma na Liga Europa) para jogar na principal formação do Sporting, sempre como suplente utilizado e sem grandes efeitos práticos. Com o despedimento de Franky Vercauteren, Betinho não mais vestiu a camisola da primeira equipa.

Cláusula recorde

Durante o verão, o nome de Betinho saltou para a ribalta após ser conhecido o valor da cláusula de rescisão do novo contrato, em vigor até 2018: 60 milhões de euros, que constituem um recorde absoluto para o clube de Alvalade, a par dos também muito jovens Salim Cissé e Eyong Enoh .

PUB

O elevado valor da cláusula de Betinho não está apenas no topo da história do futebol dos leões, mas de todo o panorama nacional. Atualmente (e além de Cissé), só Salvio, Iturbe e Óscar Cardozo têm cláusulas de rescisão tão elevadas. Na história do futebol português, apenas Hulk possuiu um valor de rescisão superior (100 milhões).

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Sporting Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB