Avançado, que possui uma das cláusulas de rescisão mais elevadas da história do futebol português, bisou diante do Sp. Braga B...
Alberto Alves Coelho, mais conhecido no mundo do futebol como Betinho, é de forma incontestável uma das maiores esperanças do futebol do Sporting. Na segunda-feira, o avançado natural de Santa Maria de Lamas voltou a brilhar, marcando os dois golos da equipa B dos leões diante do Sp. Braga B, consolidando o estatuto de melhor marcador da equipa que vai seguindo no 3.º posto da 2.ª Liga. O Sporting já o blindou e recusa até empresta-lo.
O jovem avançado, que renovou contrato no início da temporada, é de forma natural um dos jogadores mais importantes da equipa B do Sporting e a passagem definitiva para a principal formação verde e branca parece cada vez mais uma questão de tempo. Até lá, a direção dos leões faz questão de que o jogador continue a marcar golos com o emblema do Sporting, recusando de forma constante as muitas propostas de empréstimo que o jogador já teve, tanto de clubes da 1.ª como da 2.ª Liga.
Relacionadas
Produto da formação foi aposta de Sá Pinto e Vercauteren
Em Alcochete desde os 13 anos, o Betinho começou a dar nas vistas nos iniciados (apontando uns impressionantes 35 golos em 29 jogos em 2007/2008) e tornou-se na referência maior da equipa de juniores dos leões entre 2010 e 2012, com uns notáveis 52 golos em 61 partidas.
Jogador rápido, com pontapé forte e excelente capacidade de finalização dentro da grande área adversária, assinou muito cedo um contrato profissional e aos 17 anos fez o primeiro treino com o plantel principal, então comandado por Domingos Paciência.
Ricardo Sá Pinto foi o primeiro a convocar o avançado para a equipa principal, mas foi com Franky Vercauteren que o então jovem de 19 anos somou os primeiros minutos ao serviço da equipa A.
A 29 de setembro de 2012, Betinho foi lançado nos 20 minutos finais para o lugar de Carillo, no sentido de tentar evitar um empate caseiro diante do Estoril, num jogo referente à 5.ª jornada do último campeonato. Sem sucesso. O menino de Santa Maria de Lamas não teve sequer qualquer chance para visar a baliza adversária e saiu de campo com o mesmo sentimento de frustração de todos os colegas.
Na ressaca de uma estreia que não correspondeu ao esperado, Betinho só teve mais três oportunidades (duas na Liga e uma na Liga Europa) para jogar na principal formação do Sporting, sempre como suplente utilizado e sem grandes efeitos práticos. Com o despedimento de Franky Vercauteren, Betinho não mais vestiu a camisola da primeira equipa.
Cláusula recorde
Durante o verão, o nome de Betinho saltou para a ribalta após ser conhecido o valor da cláusula de rescisão do novo contrato, em vigor até 2018: 60 milhões de euros, que constituem um recorde absoluto para o clube de Alvalade, a par dos também muito jovens Salim Cissé e Eyong Enoh .
O elevado valor da cláusula de Betinho não está apenas no topo da história do futebol dos leões, mas de todo o panorama nacional. Atualmente (e além de Cissé), só Salvio, Iturbe e Óscar Cardozo têm cláusulas de rescisão tão elevadas. Na história do futebol português, apenas Hulk possuiu um valor de rescisão superior (100 milhões).
…ou os jogadores que fugiram da chuva. Desde o primeiro dérbi, em 1907, são muitas as histórias curiosas, as figuras e as polémicas
Defesa reencontra Benfica em ambiente hostil, após a polémica da Taça
Com 9 vitórias em 10 jogos, o Sporting está por cima, mas o técnico quer os pés assentes no chão
Preparado para recuperar lugar no ataque e alinhar no mínimo 60 minutos no dérbi. Benfica é o rival que mais vezes defrontou na carreira e dá-se bem como visitante
Depois dos incidentes pirotécnicos, a partida será disputada à porta fechada, mas foi aberta uma exceção para Peter
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom
Cliver Huamán é apaixonado por relatos de futebol e transmitiu o Flamengo-Palmeiras para os seus seguidores
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen