A cerca de uma semana do arranque dos trabalhos em Alcochete ainda são muitos os pontos de interrogação sobre os jogadores que vão – ou não – integrar o plantel principal e a equipa B do Sporting. Conhecida a intenção dos responsáveis verdes e brancos em iniciar 2013/14 com uma estrutura de 20 elementos liderada por Leonardo Jardim e outra de 22 dirigida por Abel Ferreira, são 15 os jogadores contratualmente ligados aos leões que ficam fora destas contas.
A problemática... complica-se ainda mais se tivermos em conta o facto de estarem por chegar mais 5 reforços para a turma do técnico madeirense: um guarda-redes, que possa fazer concorrência a Marcelo Boeck, um defesa-central, um médio e dois futebolistas para a frente de ataque.
As saídas de elementos cujo ordenado é incomportável para os cofres do clube – tais como Onyewu, Pranjic ou Bojinov – ou o forte a assédio a jogadores como Rui Patrício ou Diego Capel, será certamente um atenuante, ainda que deixe o Sporting bastante longe do objetivo final.
Quem fica... e quem sai, eis a questão. Com os mais que prováveis regressos de Nuno Reis, André Santos, Diogo Salomão e Wilson Eduardo, as vagas na principal montra do futebol leonino ficam cada vez mais limitadas e Record sabe que Jardim apenas pretende trabalhar com aqueles que realmente vão fazer parte do seu projeto. Evaldo, Atila Turan ou Chhetri, entre outros, vão apresentar-se no dia 1. Resta saber em que circunstâncias o farão.
Saídas por diversas vias
As saídas do atual elenco do Sporting vão fazer-se por diversas formas: uns, com ordenados que o clube não suportar, devem ser vendidos ou cedidos a outros emblemas. Outros, como Rui Patrício, por exemplo, devem garantir aos leões um encaixe significante. No caso do guardião, o negócio nunca rendará menos do que 12 milhões de euros.
Jefferson é o único reforço
A reorganização dos processos dos jogadores contratualmente ligados ao Sporting, está a atrasar a chegada de novos elementos que possam acrescentar qualidade à formação de Leonardo Jardim.
Até ao momento, o único reforço confirmado para 2013/14 é Jefferson Nascimento, lateral-esquerdo brasileiro, de 24 anos, que chegou proveniente do Estoril a troco de 400 mil euros por 50% dos seus direitos desportivos.
Na calha, estão outros nomes como Sílvio ou Pizzi, ambos do Atlético Madrid. Record sabe que o Sporting já encetou conversações com os colchoneros com vista à cedência da referida dupla a título de empréstimo, mas a decisão final caberá à própria, visto os leões não estarem sozinhos na corrida por ambos os concursos. Certa será, apenas, a intenção dos responsáveis leoninos em fazer chegar a Alvalade mais 5 elementos para além de Jefferson. Resta saber quando, em que condições e se algum deles já integrará o primeiro dia de trabalho da equipa em Alcochete, a 1 de julho.