Cinco anos depois, o caso da rescisão de Rafael Leão com o Sporting continua entregue à Justiça desportiva, no TAS, e nem o facto de o Lille ter entretanto transferido para a SAD 19,6 milhões de euros colocou uma pedra sobre o assunto.
No meio da batalha legal, as contas do Sporting relativas a 2022/23, publicadas esta manhã, acrescentam um dado curioso que, na prática, confirma as ações desenvolvidas pelo Sporting para tentar receber o que entende ser seu por direito: os leões penhoraram 533 mil euros em salários ao jogador do Milan, valor que soma aos 19,6 M€ desembolsados pelo Lille. No total, entram 20,3 milhões de euros de receita nos cofres da SAD por via deste processo, como explica a administração de Frederico Varandas.
"O valor do jogador Rafael Leão está relacionado com o facto de a Sporting SAD ter recebido do LOSC Lille um pagamento no montante de 19.670 milhares de euros. A transferência foi efetuada espontaneamente por ação unilateral do clube francês, sem qualquer acordo prévio com a Sporting SAD. A Sporting SAD continua, nas instâncias competentes, a reclamar do LOSC Lille o pagamento de indemnização no montante mínimo de 45.292.516 euros, no âmbito da resolução unilateral do contrato de trabalho do jogador Rafael Leão", começa por referir o Sporting, nas explicações aos accionistas, antes de detalhar a situação da penhora do ordenado de Leão.
"De referir ainda que ao valor de 19.670 milhares de euros acresce o valor de 533 milhares de euros que a Sporting SAD já tinha recebido este exercício económico do AC Milan, pelo facto de o salário que o clube italiano paga ao jogador Rafael Leão estar penhorado a favor da Sporting SAD", informa o clube verde e branco.
Leões tiveram um problema técnico no avião, que fez com que a descolagem tivesse sido apenas ao final da tarde
Relatório e contas do clube será discutido e votado na Assembleia Geral, a 5 de outubro, no Pavilhão João Rocha
Jogadores jantaram no avião e a comitiva deve chegar já depois das 23h00 a Itália
Decisão tomada entre os leões e a UEFA. Comitiva ainda nem sequer deixou Lisboa e os sub-19 jogam amanhã logo às 13h00 locais
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português
Antigo jogador reconhece que está "preocupado" com os desempenhos do Manchester United
Mjällby surpreende a concorrência e lidera com 11 pontos de vantagem
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026