_
O Sporting reagiu ao comunicado da Associação dos Jornalistas de Desporto (CNID), que denunciou uma "violação da lei" por parte do clube de Alvalade por ter alegadamente impedido "sem qualquer razão legal a entrada de uma jornalista de O Jogo para a cobertura" do clássico com o FC Porto de basquetebol, no último sábado.
Os leões reafirmam "compromisso com a liberdade de expressão e o acesso equitativo à informação", assinalando "disponibilidade permanente para prestar esclarecimentos e conceder entrevistas de atletas e dirigentes a todos os órgãos de comunicação social sem exceção", no entanto manifestaram-se contra "práticas que contrariem princípios fundamentais do exercício do jornalismo, nomeadamente o dever de confronto das partes visadas e a verificação da informação antes da sua divulgação" - apontam a uma notícia, divulgada no passado dia 1 pelo referido jornal, que dava conta do desagrado de Hjulmand perante uma alegada proposta do At. Madrid.
"Em nenhum momento o jornal O Jogo contactou o Sporting CP para confirmar a informação falsa que circulava. Abdicou do seu dever de informar, dando crédito a uma fonte anónima cujo único objectivo foi propagar uma mentira e criar instabilidade nos dias que antecederam o jogo frente ao FC Porto", sublinharam os verdes e brancos, reforçando: "Contrariamente ao que foi noticiado, não foi apresentado qualquer pedido de acreditação do jornal O Jogo para o jogo de basquetebol entre o Sporting CP e o FC Porto. Além disso, a jornalista em questão esteve no Pavilhão João Rocha e exerceu a sua actividade profissional até ao final do encontro sem qualquer constrangimento. No dia seguinte, a mesma jornalista assinou um artigo sobre o jogo em questão, publicado no jornal O Jogo".
"O Sporting CP regista ainda o comunicado do CNID, estranhando que o seu presidente, jornalista fundador do jornal O Jogo, não tenha demonstrado a mesma prontidão em reagir às declarações do Presidente do FC Porto que, dias antes, acusou alguns órgãos de comunicação social de terem uma 'tendência clara para o verde'", lê-se ainda.
"O Sporting Clube de Portugal defenderá sempre a liberdade de imprensa e informação, exigindo, com a mesma firmeza, o respeito pelo rigor, pela isenção e pela verdade", concretiza o Sporting.
Rodrigo Cavaleiro condenou quisquer comportamentos que firam a ética do desporto
Dragões reagem à intenção dos leões em apresentar participação disciplinar ao CD da FPF contra os portistas
Associação dos Jornalistas de Desporto havia denunciado "violação da lei" por parte do clube de Alvalade
Trata-se de um homem de 77 anos que fica impedido de entrar em recintos desportivos
Ex-internacional francês implicado na nova 'fornada' de documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA
De acordo com a imprensa espanhola, o caso terá ocorrido a 8 de fevereiro após uma saída noturna de um grupo de amigos
Carlo Alberto Brusa deu explicações à RMC Sport
Antigo médio alemão 'caiu' numa notícia falsa que tem circulado nas redes sociais
Tirou o dinheiro a tempo e 'sacou' 50 mil libras com aposta de 1£
Antes de enveredar pela política, próximo Presidente da República jogou futebol no clube da terra