Numa entrevista exclusiva à RTP3, que foi para o ar na noite deste domingo, Frederico Varandas deixou os bolsos vazios de críticas, que disparou sobre as consequências da acusação do Ministério Público no Caso dos Emails, que envolve o nome da Benfica SAD mas também de alguns dos seus ex-dirigentes. Comparou-o, como já leu, ao processo Apito Dourado, catalogou-o de "segundo período negro do futebol português" e acusou Vieira de ser o rosto de um "jogo viciado", mas que tem outros protagonistas, como Paulo Gonçalves, ex-asssesor jurídico da adminsitração encarnada, e César Boaventura, empresário que em fevereiro foi condenado por aliciamento de jogadores a favor das águias.
"Algum português, ao ouvir as escutas do Apito Dourado, tem dúvidas do que é Pinto da Costa? Num assunto mais recente, que quase passou entre as linhas, há um agente - um segundo agente [fala de Miguel Pinho] - que vai ser acusado por corrupção ativa por alegadamente aliciar jogadores do Marítimo para perderem contra o Benfica. E já reparou como o caso do César Boaventura era um caso extraordinário?", ironiza, antes de rematar: "É um caso de amor, onde um empresário decide gastar centenas de milhares de euros para corromper um clu… [corrige] um jogador para favorecer o Benfica. E agora apareceu um segundo! Isto ainda mais extraordinário é!".
As conclusões são claras, reforça: "Para mim é claro: houve, há um período do Apito Dourado onde, volto a dizer, Pinto da Costa tinha toda a sua teia, toda a sua estrutura montada. E mais tarde aparece um Luís Filipe Vieira, onde, talvez cansado de investir e não conseguir ganhar faz uma ‘portização’ do Benfica, onde vai buscar pessoas que toda a gente conhece, nomeadamente esta pessoa que é denominador comum em todos os processos, Paulo Gonçalves. Fez parte da sociedade do FC Porto, curiosamente foi para o Boavista e quando o Boavista foi campeão. Curiosamente, sai do Boavista quando o Boavista desce de divisão, no caso Apito Dourado - e ele passa entre os pingos da chuva. E Vieira vai buscá-lo... É preciso pôr os nomes aos bois. Obviamente - e eu aqui não desresponsabilizo a culpa, a falta de competência, porque houve, do Sporting -, mas houve aqui muita viciação do jogo."
Por RecordAcompanhe todas as incidências do encontro da Liga Betclic
Encontro agendado para as 18h
Curtíssima janela temporal de 48 horas entre jogos obriga equipa técnica a pensar um passo à frente
Rui Borges está contente com a resposta do grego e pode voltar a dar-lhe a titularidade no regresso ao campeonato
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS
Treinador português volta ao ativo um mês depois de ter deixado o cargo de selecionador de Angola
Antigo futebolista holandês cedeu a sua casa em Liverpool ao compatriota, em 2011