O Tondela oficializou, esta terça-feira, a contratação de João Afonso, confirmando as informações adiantadas por Record. O central, de 24 anos, assinou por duas temporadas com o emblema auriverdes.
Nas primeiras declarações aos meios do clube, o experiente defesa explicou o que o levou a aceitar o convite dos beirões. "Primeiro que tudo, o trato que as pessoas do Tondela tiveram comigo foi diferenciador. E não escondo que o facto de ser também beirão – sou de Castelo Branco, da Beira Baixa – faz com que saiba o que é a sensação de às vezes subestimarem um pouco aquilo que é o Interior. Que nós temos, por vezes, de provar que temos valor perante outras regiões do País", disse, prosseguindo: "Eu sinto isso e sei que as nossas gentes também o sentem, está nos nossos genes. Sei que também os adeptos o sentem e temos de aproveitar tudo isto como uma energia positiva para nós e para mostrar que tudo isto não passa de um mito, porque ser do interior, não significa ser inferior."
Assinado o contrato, João Afonso realiza esta quarta-feira a sua primeira sessão de trabalho com o grupo orientado por Luís Pinto. "Sinto-me bem, feliz e motivado. Sinto uma grande vontade de ajudar e fazer parte de um clube com um historial de 1.ª Liga e vir contribuir para o seu crescimento, bem como, vir "beber" daquilo que o Tondela me possa dar", afirmou, antes de deixar elogios à massa adepta: "Tenho ideia de existir no Estádio João Cardoso um ambiente bom, com a claque num dos cantos da central, com adeptos sempre a apoiar e disponíveis para ajudar a equipa e é isso que nós queremos, aproveitar esse apoio e dar-lhes alegrias. Sempre que aqui joguei (como adversário) senti dificuldades, agora como homem da casa espero tirar proveito disso."
Por Marques dos SantosArbitragem dos jogos de Benfica, FC Porto e Sporting com a mesma avaliação
Particular disputado em Espanha frente ao Racing Ferrol
Médio e lateral vão vestir as cores dos seus países
Exibição do extremo brasileiro foi decisiva para o primeiro triunfo dos locais nesta Liga
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos