_

Algarve é sinónimo de troféu para o Benfica

Três finais disputadas, outros tantos troféus conquistados. Este é o pecúlio do Benfica no Estádio Algarve, palco no domingo do dérbi com o Sporting, referente à Supertaça.

Rui Vitória atribui alguma importância à estatística e, certamente, não vai deixar de considerar um bom augúrio o historial do clube da Luz naquele anfiteatro, tendo em vista o seu batismo de fogo, a nível oficial, no banco de suplentes do bicampeão nacional.

PUB

Esta vai ser a segunda vez que o Benfica joga a Supertaça no Estádio Algarve. Ali conquistou a competição em 2005/06, fruto do triunfo sobre o V. Setúbal, por 1-0, tendo o golo solitário sido apontado por Nuno Gomes. Luisão é o único sobrevivente dessa equipa encarnada que abandonou a zona sul do país ao som dos foguetes.

O emblema da Luz só voltou a disputar uma final naquele recinto em 2008/09. Desta feita, o adversário era o arquirrival Sporting e em causa estava a Taça da Liga. Odesfecho da prova surgiu através do desempate por grandes penalidades, uma vez que no final dos 90 minutos se registava uma igualdade a uma bola. José Antonio Reyes faturara para o Benfica e Pereirinha para os verdes e brancos. O desempate através dos remates de 11 metros também foi pautado pelo equilíbrio, tendo o conjunto da Luz levado a melhor, por 3-2.

PUB

A última vez que o Benfica se deslocou ao Estádio Algarve para discutir uma final ocorreu em 2009/10. O desafio contava igualmente para a Taça da Liga, embora o opositor fosse agora o FC Porto. Aguardava-se um encontro equilibrado, mas a verdade é que a formação encarnada derrotou a azul e branca, por um esclarecedor 3-0, sendo os disparos certeiros da autoria de Ruben Amorim, Carlos Martins e Oscar Cardozo.

Três técnicos diferentes

Rui Vitória pode tornar-se domingo no quarto treinador do Benfica a conquistar uma final no Estádio Algarve. O holandês Ronald Koeman ali arrecadou uma Supertaça, em 2005/06, sendo esse, aliás, o único troféu que ganhou no clube da Luz. O espanhol Quique Flores venceu a Taça da Liga naquele anfiteatro, em 2008/09. Jorge Jesus imitou-o, em 2009/10, logo na primeira temporada ao leme do emblema encarnado. Esse foi o primeiro troféu conquistado durante o seu longo consulado.

PUB

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Supertaça Notícias
PUB