Derrotas a abrir são raras mas provocam demissões

Derrotas a abrir são caso raro entre os grandes

Os principais emblemas do futebol português iniciam este fim-de-semana a participação na edição 2013/2014 da Taça de Portugal. Ao longo da história da competição, Benfica, FC Porto e Sporting já foram surpreendidos por várias vezes logo na estreia, mas o passado mais recente indica que as probabilidades de aparecerem tomba gigantes logo a abrir são muito reduzidas.

Longe vão os tempos em que os primeiros fins-de-semana de Taça traziam muita emoção e surpresas. Nos últimos 20 anos, águias e dragões só por uma vez ficaram pelo caminho na primeira eliminatória que disputaram. O Sporting, por seu turno, só foi eliminado a abrir em duas ocasiões, a última das quais na época passada.

PUB

Gondomar chocou a Luz e ditou saída de Jesualdo

A 24 de novembro de 2002, o antigo Estádio da Luz recebeu uma das maiores surpresas da história da Taça de Portugal. Em jogo da 4.ª eliminatória (a primeira em que participavam clubes da 1.ª Liga), a formação então orientada por Jesualdo Ferreira perdeu por 1-0 frente ao Gondomar, da 2.ª divisão B, na altura o terceiro escalão do futebol nacional.

O brasileiro Cílio Souza marcou aos 10 minutos o único golo do encontro, frente a um Benfica que alinhou no onze titular com nomes como Nuno Gomes, Roger, Miki Fehér, Petit, Zahovic e João Manuel Pinto, nada mais, nada menos do que o atual treinador do Cinfães, primeiro adversário do Benfica na edição deste ano da Taça.

PUB

“Faltou brio e vontade”, lia-se então no título da crónica de Record, que destacou a exibição desastrada dos encarnados. A capa  era ainda mais clara: “Adeus”. O adeptos perdiam a paciência para Jesualdo Ferreira, que seria mesmo despedido do comando técnico da Luz no dia seguinte.

Total de derrotas na primeira eliminatória disputada: 8

Assis foi o início do fim de Victor Fernandez

PUB

Tal como o Benfica, o FC Porto também só perdeu por uma vez na estreia nas últimas 20 edições da Taça de Portugal. E essa derrota surgiu, precisamente, numa das épocas menos boas dos dragões nos últimos anos. Na ressaca de Mourinho e da conquista da Champions, Victor Fernandez, o segundo de três treinadores do FC Porto nessa época, ainda colheu os frutos da época anterior com a conquista da Supertaça e da Taça Intercontinental, mas o seu sucesso acabou por não ser sequer suficiente para ir para além de meio do campeonato.

O Guimarães acabou por ser o carrasco dos azuis e brancos na Taça, com Nuno Assis a ser o grande protagonista de uma noite de gala dos minhotos. Com golos aos 57’ e 73’, Assis deu ao Vitória um grande triunfo e nem o golo de Derlei nos últimos 10 minutos foi capaz de evitar o desaire no Berço.

Um “Vitória forte demais para fantasma portista”, lia-se então na crónica de Record, que refletia não só o que se havia passado no jogo como o momento de forma da formação de Fernandez.

PUB

Total de derrotas na primeira eliminatória disputada: 9

Sporting não quer fazer história

O Sporting nunca perdeu a abrir na Taça de Portugal em duas temporadas consecutivas. O registo dos leões em eliminatórias inaugurais nos últimos 20 anos é o pior entre os três grandes, mas a probabilidade de um desaire diante do Alba é igualmente muito escassa.

PUB

A derrota após prolongamento no terreno do Moreirense há um ano foi apenas mais um episódio negro numa época de 2012/2013 que entrou para a história da formação de Alvalade pelas piores razões. Antes dessa derrota, a última dos leões a abrir na Taça havia sido já em 1998/1999 no terreno do Gil Vicente. Nessa altura, jogavam no Sporting nomes como Simão Sabrosa, Pedro Barbosa, Beto e Lito Vidigal.

Total de derrotas na primeira eliminatória disputada: 11

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Taça de Portugal Notícias
PUB