Um golo de Irobiso permitiu este domingo ao Cova da Piedade avançar para a quarta ronda da Taça de Portugal, ao vencer por 1-0 no terreno do Mortágua, em inferioridade durante a segunda parte.
O Cova da Piedade, da 2.ª Liga, chegou ao golo por intermédio de Irobiso, aos 62 minutos, numa altura em que o Mortágua, do Campeonato de Portugal, jogava com menos um elemento, após expulsão de Tagui, aos 52 minutos.
Numa partida que opôs duas equipas que militam em escalões diferentes, os da casa agigantaram-se e tentaram jogar de igual para igual com o Cova da Piedade, que precisou de 30 minutos para conseguir criar a primeira oportunidade de golo.
À meia hora, o médio Silas conduziu a bola pelo corredor esquerdo, cruzando para Robson Shimabuku que, de cabeça, obrigou o guarda-redes Mauro Leal a empregar-se a fundo.
Os anfitriões tentaram ripostar como podiam, ganhando na raça alguns lances a meio-campo, no entanto, tal não foi suficiente para que o guarda-redes dos visitantes fosse verdadeiramente incomodado ao longo de toda a primeira parte.
No segundo tempo, com o marcador a zero, o Mortágua viu-se reduzido a 10 jogadores aos 52 minutos, depois da expulsão de Tagui, por acumulação de amarelos.
Os visitantes empurraram o Mortágua para a sua zona defensiva e, aos 62 minutos, Rui Varela cabeceou ao poste da baliza, sobrando depois a bola para o recém-entrado Irobiso que empurrou para o golo.
Mesmo reduzido a 10 unidades, o Mortágua ainda tentou dar luta ao Cova da Piedade, mas os visitantes conseguiram assegurar a vitória e carimbar a passagem à próxima fase da Taça de Portugal.
Jogo no Estádio da Gandarada.
Ao intervalo: 0-0
Marcador: 1-0, Irobiso, 62.
Mortágua: Mauro Leal, Diogo Ribeiro, Miguel Rodrigues, Sérgio Alves (Moacir, 72), Mauro Cunha, Pitéu (Reis, 85), Castro, Mickael, Tagui e Ruben Martins e João Vasco (Fábio, 81).
Suplentes: Tiago, Fábio, Reis, João Silva, Finta, Tiago Pereira e Moacir.
Treinador: Maná.
Cova da Piedade: Guilherme, Chico Gomes, Danielson, Miguel Ângelo, Carlos Alves, Siaka Bamba (Bruno Bernardo, 46), William Soares, Robson Shimabuku (Ricardo Barros, 76), Silas, Dieguinho (Irobiso, 56) e Rui Varela.
Suplentes: Rui Dabô, Evaldo, André Carvalhas, Godinho, Ricardo Barros, Irobiso e Bruno Bernardo.
Treinador: Alexandre Santana.
Árbitro: Pedro Vilaça (Viana do Castelo).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Siaka Bamba (15), Mickael (23), Tagui (34) e (52), Danielson (45), Dieguinho (50), Diogo Ribeiro (64), Robson Shimabuku (67), Moacir (87) e Mauro Cunha (90). Cartão vermelho por acumulação de cartões amarelos para Tagui (52).
Assistência: 500 espectadores.
Francisco Martim, jogador do Celoricense, foi suspenso e não defrontará o FC Porto
Assessor técnico do Rio Ave lembra que as equipas dos escalões secundários "trabalham bem"
Ligação à SAD levanta questões regulamentares. Clube diz que cumpriu requisitos e remete explicações para a FPF
Jogo da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal obrigará o clube do Campeonato de Portugal a jogar em estádio alheio
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Mjällby surpreende a concorrência e lidera com 11 pontos de vantagem
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português
Antigo jogador reconhece que está "preocupado" com os desempenhos do Manchester United
Interesse de clubes das principais ligas europeias fez com que o antigo técnico do Benfica decidisse esperar