_
O Trofense recebe no sábado o Sp. Braga em partida da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. Apesar de não haver público nas bancadas, o jogo já mexe com população da Trofa, sendo lembrados os confrontos de outros tempos, como aconteceu há 34 anos, na longínqua época 1986/87. Record foi ao baú das recordações e conta-lhe agora a história.
A 23 de novembro de 1986, em partida da 2.ª eliminatória, o Trofense - que nessa época tinha ascendido pela primeira vez à antiga 2.ª divisão nacional, o segundo patamar mais importante do futebol português -, recebeu no seu pelado forte equipa do Sp. Braga, treinada por Humberto Coelho e onde pontificavam jogadores como Jorge Gomes, Alberto Bastos Lopes, Toni Conceição, Artur Correia, António Borges e João Cardoso. Num dia de grandes emoções, o empate (0-0) que nem o prolongamento quebrou, transportou a decisão da eliminatória para o Estádio 1º de Maio, embate no qual o Sp. Braga venceu por 4-1, com um dos golos a ser marcado pelo atual treinador dos arsenalistas, Carlos Carvalhal.
João Pedro Dias foi um dos jogadores que alinharam pelo Trofense nessas duas partidas e relembra a Record esses jogos "Foi uma semana desportiva inesquecível, são momentos que ficam para história. Lembro-me bem desses dois jogos, recordo que no segundo fiz assistência para o golo do Guimarães. Foram duas partidas muito intensas de alegria e festa, na altura tínhamos acabado de subir, o treinador era o Fernando Mendes, a Trofa vivia e respirava futebol, eram comboios especiais... Toda a gente apoiava, havia muito bairrismo, e receber o Sp. Braga no nosso pelado era jogar e sentir o verdadeiro espírito de Taça."
O médio ala que jogava tanto pela direita como pela esquerda, traçou as peripécias dos jogos. "No primeiro, o Sp. Braga impôs o seu jogo numa partida para homens de barba rija. Nós resistimos e conseguimos o empate. Foi um prémio para nós disputar o segundo jogo, foi como uma vitória para o Trofense. No estádio 1º de Maio, o jogo foi mais aberto, com mais oportunidades, perdemos frente a uma poderosa equipa."
Para fechar, João Pedro Dias lançou o confronto de sábado. "Desejo que seja um bom jogo e que a nossa equipa consiga a vitória. Era importante ganhar para o futuro do clube, pode ser a rampa de lançamento para uma época de muito sucesso e contribuía para dar um gosto enorme às gentes da Trofa. Só é pena que jogo não possa ter público, merecia uma casa cheia", concluiu.
Por João Baptista SeixasTerceiro prolongamento para os leões na Taça
Dianteiro sofreu grave lesão em choque com Luis Suárez
Extremo teve uma entrada avassaladora para decidir uma partida em que os leões foram surpreendidos com horas extra
Num jogo de transição para o clássico, o campeão sofreu sem razão aparente
Tirou o dinheiro a tempo e 'sacou' 50 mil libras com aposta de 1£
Informação lançada pelo ‘The Sun’ está a agitar Ibrox
As declarações do treinador do FC Porto após o desaire no Dragão Arena (40-35)
Segundo avança o 'Jornal de Notícias'
Antigo lateral-esquerdo recordou a conquista do Mundial da Coreia do Sul e Japão na Trophy Tour, no Estádio do Dragão
Tudo o que aconteceu no derradeiro dia da janela de inverno