A PSP anunciou ontem o plano de segurança que está preparado, tanto para Coimbra como para a cidade que vai receber o vencedor da Taça de Portugal: Braga ou Lisboa. "Sabemos que há locais que carregam grande simbolismo e, por isso, estaremos atentos. Caso seja necessário, restringiremos o acesso a essas zonas", referiu o intendente Nuno Carocha.
Já o subintendente e comandante das operações em Coimbra, José Nascimento, explicou o que está preparado para Coimbra. "Haverá dois perímetros. Nas imediações do Estádio Cidade de Coimbra será proibida a circulação a partir das 14 horas. Noutro perímetro, maior do que o primeiro, serão fechadas as esplanadas a partir das 16, tal como vai acontecer em outras zonas da cidade, a partir das 18", especificou. No final, um apelo: "Não há nada para ver perto do estádio que não possam ver na televisão e, por isso, não se desloquem a Coimbra."
Apesar de ser um jogo disputado à porta fechada, a Polícia de Segurança Pública tem "vários meios direcionados para o exterior do estádio". "Apesar de a final não ter a presença de público, é expectável, mesmo assim, que venham à cidade alguns grupos organizados de adeptos com a intenção de, na partida e chegada dos autocarros dos clubes, se aproximarem do estádio. Por esse motivo temos um dispositivo de segurança que recorre às diversas valências da PSP", garantiu o subintendente José Nascimento.
As precauções redobradas sucedem após os desacatos e problemas ocorridos na festa do título nacional da equipa de futebol do Sporting na noite de 11 de maio e já na madrugada de dia 12 na cidade de Lisboa que poderão gerar novos casos de Covid-19. Por isso, em estado de calamidade nacional, o apelo da PSP foi reforçado para que "os adeptos não se agreguem ou não adiram a qualquer festividade em grupo".
Por Ricardo ChambelFPF divulgou calendário
Partida foi apitada por Cláudio Pereira, com Manuel Oliveira no VAR
Conselho de Disciplina analisou situações do clássico da Taça de Portugal
Impasse na Comissão de Calendários levou organismo a fechar a data
Extremo 'explode' nas redes sociais
Departamento clínico do Real Madrid continua sob fogo cerrado após a saga de Mbappé
Antigo treinador de Sporting e Real Madrid tem 77 anos
Obra sobre as epopeias vikings impressa no século XVI
Incidente deu-se no encontro com Quinta dos Lombos a que o ala assistiu. Jogava o seu filho
Técnico decidiu emigrar no regresso e rumou ao Celje