Pedro Proença marcou presença no último treino de Portugal em solo nacional, antes da partida para a Eslovénia, e deixou uma mensagem à comitiva liderada por Jorge Braz, que irá procurar revalidar o título de bicampeão da Europa de futsal.
“Nós… vocês em tudo o que entram é para ganhar. Não queremos que vos falte nada na estrutura de apoio e não vai faltar. Foi essa a indicação que dei ao senhor vice-presidente Fontelas Gomes. Só vos peço, em nome de todos os portugueses, que nos tragam mais uma alegria que é o normal”, partilhou a todo o grupo, sem esquecer: “Queremos receber-vos aqui como vocês merecem… e já sei, vão vir no último dia com o caneco na mão e com muita paixão”.
Ainda antes do treino, o ala Tiago Brito falou aos jornalistas e mostrou-se focado na estreia na competição, este sábado, diante da Itália. “Estamos confiantes porque estamos a fazer uma boa preparação. A Itália é um adversário difícil, mas não fugimos ao nosso objetivo que é vencer. Olhamos jogo a jogo, porque temos que dar passos pequenos antes de pensarmos noutro objetivo", afirmou o ala, de 34 anos, enaltecendo a importância deste último estágio com dois particulares frente à Bósnia.
"Foram ótimos testes, com uma seleção que nos trouxe dificuldades que poderemos apanhar, principalmente nos três adversários da fase de grupos, mas creio que aplicámos da forma correta aquilo que o 'mister' nos pediu para estarmos o melhor preparados possível."
Tiago Brito esteve presente na conquista das duas últimas edições, em 2018 e 2022, após ter-se estreado em fases finais na seleção principal portuguesa no Campeonato da Europa de 2016, na Sérvia, no qual a equipa das 'quinas' foi eliminada nos quartos de final pela Espanha e, como tal, mostrou-se conhecedor da realidade com que a equipa lusa irá deparar-se.
"Neste momento estamos numa fase final de um Campeonato de Europa, todas as seleções são ótimas e têm as suas valias. Por isso, independentemente de ser a Itália ou outro, seria um adversário difícil que colocaria à prova as nossas capacidades. Estamos prontos e aptos para ultrapassarmos essas dificuldades," frisou o ala, internacional em 152 ocasiões, com 40 golos marcados.
Em véspera de viajar rumo à Eslovénia, país onde vai jogar durante toda a competição, Tiago Brito garantiu que Portugal dispõe de "todas as capacidades precisas e necessárias" para lutar pelo terceiro cetro europeu, num grupo com algumas novidades relativamente à última edição da prova.
"Acho que isso é normal numa equipa. A entrada de alguns jogadores e a saída de outros faz parte da mudança de tempo e dos anos, essa mescla faz com que tenhamos todas as capacidades que são precisas e necessárias para podermos lutar pela vitória. Acho que, melhor do que ninguém, o 'mister' Jorge Braz sabe gerir da melhor forma todas as capacidades e qualidades de cada um de nós para as colocarmos em prol da equipa, que é o mais importante", antecipou, por fim.
Será a 11.ª participação da formação lusa no torneio continental, em 13 edições, na qual defrontará no Grupo D a Itália, em 24 de janeiro, a Hungria, em 27, e a Polónia, em 29.
Os quartos de final jogam-se em 31 de janeiro e 01 de fevereiro, enquanto as 'meias' estão agendadas para 04 de fevereiro e a final e o jogo de terceiro e quarto lugares disputam-se no dia 07.
Por Lusa e Duarte GomesAla, de 39 anos, pretende regressar a Itália
Neves bisou e foi a grande figura do encontro
Selecionador nacional de futsal antevê jogos particulares com os asiáticos, amanhã e sábado em Coimbra
Craque está de regresso ao leão, enquanto Rocha renovou
Viúva do internacional português relatou, na primeira pessoa, o que aconteceu na noite da tragédia
Antigo internacional italiano ainda não acredita no que aconteceu
Portugal continua bem posicionado no 6.º lugar
Jogador foi internado após jogo da Colômbia há nove dias e ainda não recuperou em pleno
Dragões venceram o Sp. Braga na final do torneio destinado a equipas sub-12
Ex-avançado francês aplaudiu exibição do compatriota e mencionou o jovem espanhol pelo estilo de jogo semelhantes