Sporting bate Leões de Porto Salvo e está na final da Taça de futsal

• Foto: Luís Guerreiro

Um 'bis' de Alex Merlim na segunda metade permitiu hoje ao Sporting bater o Leões de Porto Salvo (3-1), em Sines, garantindo a primeira vaga na final da 26.ª edição da Taça de Portugal de futsal.

Depois de uma primeira parte mais equilibrada, em que Diogo Santos abriu o marcador para os 'verde e brancos' aos dois minutos e Wendell empatou aos 15, os dois tentos do experiente ala brasileiro no espaço de um minuto (28 e 29) desequilibraram a primeira meia-final, para um Sporting mais dominador, que somou ainda quatro bolas nos 'ferros'.

PUB

Os 'leões', emblema com mais títulos (nove) no historial da prova 'rainha' da modalidade, garantiram a sua 13.ª final, sexta consecutiva desde 2017/2018 (a edição de 2020/2021 não se concluiu devido à pandemia de covid-19).

O Sporting espera agora pelo resultado da outra meia-final, entre Caxinas e Sporting de Braga, hoje, às 20:00, para conhecer o adversário no jogo decisivo, que encerra no sábado, às 17:00, a 'final a oito' que decorre em Sines desde quarta-feira.

O conjunto de Porto Salvo, que já atingira as meias-finais da Taça em três ocasiões, caiu pela quarta vez nesta fase.

PUB

O Sporting, segundo classificado da I Liga, com os mesmos pontos do líder Sporting de Braga, começou melhor e Diogo Santos abriu o marcador logo aos dois minutos, ganhando o duelo com Rodrigo Hiroshi e finalizando entre as pernas do guarda-redes André Correia.

Nos primeiros minutos, a formação 'verde e branca' desembaraçava-se facilmente da pressão do conjunto de Porto Salvo, quarto classificado no campeonato, e as ocasiões sucediam-se, com Sokolov e Zicky Té a desperdiçarem boas hipóteses.

O ritmo de jogo estabilizou, mas o Sporting continuava mais perto do golo, com Diogo Santos a atirar à barra (13 minutos), até que o Leões de Porto Salvo chegou ao empate, aos 15 minutos, num remate de fora da área de Wendell, após reposição lateral de Bruno Pinto.

PUB

O jogo voltou a ganhar mais dinâmica à beira do intervalo, com oportunidades em modo de parada e resposta, destacando-se o disparo de Zicky Té ao poste direito (16 minutos) e a grande defesa de Henrique Rafagnin a remate do isolado Ré (20).

Na segunda metade, o Sporting 'puxou dos galões', ganhou natural ascendente e, depois de Hugo Neves ter acertado no poste esquerdo (25 minutos), Alex Merlim colocou a sua equipa novamente em vantagem, aos 28.

Na melhor fase dos sportinguistas, Diogo Santos somou mais uma bola nos 'ferros' (29 minutos) e, no mesmo minuto, na marcação de um livre direto, Merlim 'bisou', aproveitando um 'buraco' na barreira.

PUB

André Correia evitou o avolumar do resultado com mais duas excelentes defesas e só na reta final, utilizando o guarda-redes avançado, é que o Leões de Porto Salvo podia ter reduzido, mas Ruan Silvestre atirou à barra (37 minutos), falhou à boca da baliza (38) e rematou para defesa apertada de Henrique Rafagnin (40).

 

Jogo no Pavilhão Multiusos de Sines.

PUB

Leões de Porto Salvo - Sporting, 1-3.

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores:

PUB

0-1, Diogo Santos, 02 minutos.

1-1, Wendell, 15.

1-2, Alex Merlim, 28.

PUB

1-3, Alex Merlim, 29.

 

Equipas:

PUB

- Leões de Porto Salvo: André Correia, Ruan Silvestre, Bruno Pinto, Rodrigo Hiroshi e Ré. Jogaram ainda Bruno Maior, Gui Torres, Mamadú, Wendell, Rúben Góis.

Treinador: Cláudio Moreira.

- Sporting: Henrique Rafagnin, Tomás Paçó, Alex Merlim, Taynan e Zicky Té. Jogaram ainda Diogo Santos, Wesley, Tatinho, Sokolov, Hugo Neves e Pany Varela.

PUB

Treinador: Nuno Dias.

Árbitros: Wilson Soares (AF Aveiro) e Bruno Araújo (AF Viana do Castelo).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para André Correia (19), Rúben Góis (27) e Ré (38).

PUB

Assistência: Cerca de 1.500 espetadores.

Por Lusa
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Futsal Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB