A Seleção Nacional de futsal concentrou-se esta quarta-feira na Cidade do Futebol, em Oeiras, para iniciar a preparação para o Euro'2022. A equipa liderada por Jorge Braz, campeã europeia e mundial em título, realizou o primeiro treino deste estágio no pavilhão dos Leões de Porto Salvo, com Bruno Coelho e Zicky Té ausentes devido à Covid-19.
Em declarações ao site da FPF, Tomás Paçó, um dos campeões mundiais, garantiu que o deslumbramento motivado por essa conquista já passou e assumiu que Portugal é um "candidato" a vencer o Europeu. "Somos mais uns candidatos a ganhar. Estivemos lá no topo da montanha, mas voltámos a descê-la e temos de a subir outra vez, passo a passo, para fazermos aquilo que está nos nossos objetivos. Acho que vai ser difícil, vai ser muito parecido ao Mundial, mas estou muito confiante, porque a nossa equipa tem muita qualidade e sabemos muito bem ao que vamos", afirmou o jogador do Sporting.
De resto, o fixo luso, de 21 anos, apontou um dos segredos para o sucesso da seleção nacional neste tipo de competições: "Acho que um dos nossos pontos fortes é encararmos cada jogo como se fosse uma final, como se fosse o último jogo e acho que esse é o segredo da nossa equipa."
O Europeu de futsal disputa-se em Amesterdão e Groningen, na Holanda, de 19 de janeiro a 6 de fevereiro, com 16 seleções divididas em quatro grupos. Os dois primeiros classificados de cada grupo qualificam-se para os quartos-de-final.
Portugal, que venceu a última edição da prova, em 2018, na Eslovénia, está integrado no Grupo A, juntamente com o país anfitrião, a Sérvia e a Ucrânia. O primeiro jogo da Seleção Nacional é também a partida de abertura da competição, frente à Sérvia, seguindo-se os duelos com Holanda (dia 23) e Ucrânia (dia 28).
Por Record com LusaAlém de selecionador, o português também vai ser coordenador das seleções de formação
Caso Portugal vença a Itália nos 'quartos', irá marcar encontro com a seleção albiceleste
Selecionador de futsal feminino antevê embate com Itália no Mundial
Pisko partilhou o balneário com a ala no Nun’Álvares e na selação feminina de futsal
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Cliver Huamán é apaixonado por relatos de futebol e transmitiu o Flamengo-Palmeiras para os seus seguidores
Emblema de Amesterdão fazia uma dedicatória a um adepto que perdeu a vida recentemente
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Treinador português quer lançar novos jogadores