Os clubes portugueses receberam quase 3,5 milhões de euros (ME) pela cedência de jogadores às seleções no período entre 2020 e 2024, com o Benfica a ser o mais beneficiado, informou esta terça-feira a UEFA.
Num período que compreende duas edições da Liga das Nações e a qualificação e a fase final do Euro'2024, 19 clubes portugueses receberam um total de 3.446.085,80 euros, com o Benfica a ser o emblema luso com um maior valor, ao atingir quase 1,3 ME.
Pela cedência de jogadores às seleções europeias, o FC Porto recebeu 781 mil euros, enquanto o Sporting atingiu um valor de 524 mil, numa lista em que surgem clubes que não disputaram campeonatos profissionais neste período, como o Marco e o Vianense, que receberam ambos cerca de 22 mil euros.
Os clubes ingleses são os mais beneficiados por este mecanismo de solidariedade, com cerca de 46 ME, com os restantes países das cinco principais ligas europeias a estarem a seguir neste ranking - Itália (35 ME), Alemanha (30), Espanha (22) e França (11).
O Manchester City, dos internacionais portugueses Ruben Dias, Matheus Nunes e Bernardo Silva, recebeu cerca de cinco ME, seguido do Real Madrid (4,8), Inter Milão (4,6), FC Barcelona (4,4), Paris Saint-Germain (4,4) e Bayern Munique (4,3).
No total, a UEFA distribuiu 233 ME, o maior valor alguma vez atribuído, por 901 clubes de todas as 55 seleções integrantes do organismo que tutela o futebol europeu.
Por LusaZeega apontou o único golo do encontro
Extremo foi o primeiro a falar aos jornalistas em solo mexicano
Líder da FPF e selecionador receberam Mara Lezama, governadora local, no hotel da equipa das quinas no México
Rodrigo Rodrigues marcou o único golo da partida
Extremo 'explode' nas redes sociais
Departamento clínico do Real Madrid continua sob fogo cerrado após a saga de Mbappé
Antigo treinador de Sporting e Real Madrid tem 77 anos
Obra sobre as epopeias vikings impressa no século XVI
Incidente deu-se no encontro com Quinta dos Lombos a que o ala assistiu. Jogava o seu filho
Técnico decidiu emigrar no regresso e rumou ao Celje