O ex-selecionador do Gana Kwesi Appiah revelou que os futebolistas ganeses estiveram a contar milhares de dólares, em numerário, poucas horas antes de jogarem com Portugal o último encontro no Mundial'2014.
A participação ganesa no campeonato no Brasil ficou marcada por casos de indisciplina, motivados pelo não pagamento de prémios, o que levou o governo do Gana a fretar um "charter" para o Brasil com mais de três milhões de dólares. De acordo com Appiah, que deixou o cargo em setembro, as horas que antecederam o jogo com Portugal [vitória portuguesa por 2-1], foram ocupadas com os internacionais ganeses a contarem o dinheiro que lhes foi entregue.
"A maioria dos jogadores tinha 100.000 dólares [cerca de 76.000 euros] nas suas mochilas. Alguns dos rapazes contaram o dinheiro pela madrugada dentro", disse Appiah, em declarações a uma comissão instituída pelo presidente do Gana, John Dramani Mahama.
O técnico foi demitido do cargo a 12 de setembro, face ao insucesso no Mundial2014, como último classificado do grupo, atrás de Portugal -- que também não se qualificou -, e à decisão de afastar, no decorrer da competição, dois jogadores-chave, Kevin-Prince Boateng e Sulleu Muntari.
Kwesi Appiah explicou também que a federação ganesa tinha tido o compromisso de resolver a questão financeira antes da viagem para o Brasil, mas que, apesar das garantias constantes, nada foi resolvido e que os jogadores falavam constantemente do assunto.
"Assim que foi comunicado [que o dinheiro estava a caminho] pularam de alegria, estavam muito, muito contentes. O estado de espírito melhorou", referiu. Na competição, ainda antes do jogo frente a Portugal, o médio Muntari, do AC Milan, foi suspenso por agredir um dos responsáveis da equipa, enquanto Boateng, do Schalke 04, foi afastado por ter insultado o selecionador e a equipa técnico num treino.
"Ele fê-lo em frente de todos os jogadores, mantive-me quieto porque aconteceu um dia antes do jogo com a Alemanha [empate 2-2]. Depois do jogo, voltou a fazer o mesmo e aí expulsei-o do treino", contou Appiah.
Antigo internacional português confiante para a prestação portuguesa no certame de 2026
Internacional português "sempre disponível" para vestir as cores de Portugal
Último jogo da fase de qualificação para o Mundial de 2016
Marco Rossi diz que a Seleção Nacional está no top'5 mundial
Brasileiro é um dos homens de confiança do treinador português em Old Trafford
Triunfo por 1-0 frente ao Aktobe
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Emblema de Atenas foi surpreendido frente ao modesto Kifisia e os adeptos não perdoaram a equipa no final
Sem opção de compra
Interrogatório do Benfica-Santa Clara