O ex-selecionador do Gana Kwesi Appiah revelou que os futebolistas ganeses estiveram a contar milhares de dólares, em numerário, poucas horas antes de jogarem com Portugal o último encontro no Mundial'2014.
A participação ganesa no campeonato no Brasil ficou marcada por casos de indisciplina, motivados pelo não pagamento de prémios, o que levou o governo do Gana a fretar um "charter" para o Brasil com mais de três milhões de dólares. De acordo com Appiah, que deixou o cargo em setembro, as horas que antecederam o jogo com Portugal [vitória portuguesa por 2-1], foram ocupadas com os internacionais ganeses a contarem o dinheiro que lhes foi entregue.
"A maioria dos jogadores tinha 100.000 dólares [cerca de 76.000 euros] nas suas mochilas. Alguns dos rapazes contaram o dinheiro pela madrugada dentro", disse Appiah, em declarações a uma comissão instituída pelo presidente do Gana, John Dramani Mahama.
O técnico foi demitido do cargo a 12 de setembro, face ao insucesso no Mundial2014, como último classificado do grupo, atrás de Portugal -- que também não se qualificou -, e à decisão de afastar, no decorrer da competição, dois jogadores-chave, Kevin-Prince Boateng e Sulleu Muntari.
Kwesi Appiah explicou também que a federação ganesa tinha tido o compromisso de resolver a questão financeira antes da viagem para o Brasil, mas que, apesar das garantias constantes, nada foi resolvido e que os jogadores falavam constantemente do assunto.
"Assim que foi comunicado [que o dinheiro estava a caminho] pularam de alegria, estavam muito, muito contentes. O estado de espírito melhorou", referiu. Na competição, ainda antes do jogo frente a Portugal, o médio Muntari, do AC Milan, foi suspenso por agredir um dos responsáveis da equipa, enquanto Boateng, do Schalke 04, foi afastado por ter insultado o selecionador e a equipa técnico num treino.
"Ele fê-lo em frente de todos os jogadores, mantive-me quieto porque aconteceu um dia antes do jogo com a Alemanha [empate 2-2]. Depois do jogo, voltou a fazer o mesmo e aí expulsei-o do treino", contou Appiah.
Selecionador distinguido com prémio Trajetória na 'VIII Gala Valores del Deporte'
Espanha continua na liderança, à frente da campeã mundial Argentina
Nuno Silva foi adjunto do selecionador nacional durante mais de uma década
Escolhemos os números mais significativos da campanha da Seleção Nacional rumo ao Mundial'2026
Vitinha, João Neves, Nuno Mendes, Rodrigo Mora, Deco, Luís Campos e Jorge Mendes também na corrida aos galardões
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Resultado de 3-0 foi construído apenas na 2.ª parte, já nos minutos finais
Anis Kalajdzic terá tentado tirar a própria vida logo após o homicídio, mas sem sucesso
Conjunto de Vincenzo Montella deu pela falta de um relógio e dois anéis
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher