_
Hélder Postiga volta a ser opção principal para o ataque de Portugal no jogo de amanhã, frente ao Luxemburgo, em Coimbra. Cumprido o castigo de um jogo de suspensão que lhe foi aplicado pela FIFA na sequência da expulsão em Belfast, diante da Irlanda do Norte, bem se pode dizer que está de volta o “patinho feio” da Seleção Nacional.
Aos 31 anos, há muito que o avançado do Valencia aprendeu a viver com as críticas sobre as suas prestações com a camisola de Portugal. A verdade é que Hélder Postiga é o segundo melhor marcador na era Paulo Bento, somando 15 golos, só ultrapassado por Cristiano Ronaldo – o grande ausente do encontro de amanhã. O peso dos golos de Hélder Postiga é maior se tivemos em conta que 11 deles foram em jogos oficiais e apenas 4 em particulares.
Melhor marcador
Nesta fase de apuramento, o avançado é o melhor marcador de Portugal, com 5 tentos. Entre os mais importantes, está o apontado à Rússia, no Estádio da Luz, que valeu o triunfo português por 1-0. O golo apontado à Irlanda do Norte, no Estádio do Dragão, também valeu um ponto à Seleção Nacional.
Postiga apontou o golo do triunfo de Portugal diante do Luxemburgo, no jogo inaugural do apuramento. A equipa luxemburguesa marcou primeiro, por Daniel da Mata (13’), mas Cristiano Ronaldo empatou aos 28’ e Postiga confirmou a viragem aos 53 minutos.
Os outros golos foram ao Azerbaijão (em Braga, no triunfo por 3-0) e em Telavive, no empate a 3 golos diante de Israel. Isto é, marcou a todos os cinco adversários do Grupo F.
Coimbra pode ser 11.º estádio na lista
• Se conseguir marcar em Coimbra, Hélder Postiga elevará para 11 os estádios portugueses onde marcou pelo menos um golo pela Seleção Nacional. O avançado tem uma ligação especial ao Estádio da Luz, onde já marcou por sete vezes, mas também festejou golos no Jamor, Bonfim, Leiria, Barcelos, Ponta Delgada, Algarve, Dragão, Braga e Guimarães. No grupo habitualmente convocado por Paulo Bento não há ninguém (nem mesmo Ronaldo) que tenha marcado em tantos palcos distintos em Portugal.