Diogo Pinto enaltece excelência de Portugal no Euro: «Fizemos uma fase de grupos excelente»

Diogo Pinto destaca fase de grupos excelente de Portugal no Europeu sub-21, na Eslováquia
• Foto: Instagram

Portugal qualificou-se com excelência para os quartos de final do Europeu de Sub-21, enalteceu esta quinta-feira o guarda-redes Diogo Pinto, satisfeito pela segurança defensiva da única seleção sem golos sofridos na prova.

"Fizemos uma fase de grupos excelente, sem golos sofridos e com vários marcados. Isso apenas reflete o grande grupo que temos, com muita qualidade e entreajuda. Há que dar mérito à equipa inteira, até porque não são só os guarda-redes que contribuem para este registo defensivo", notou o guardião, que faz hoje 21 anos, em conferência de imprensa.

PUB

O conjunto de Rui Jorge cumpriu trabalho de recuperação matinal em Trencin, onde está instalado desde a chegada à Eslováquia e , para a terceira e última ronda do Grupo C, garantindo o primeiro lugar e uma vaga nos quartos.

"Sabíamos que há jogadores com muitos jogos nesta fase da época e que seria difícil por causa da gestão, mas há que ter um pouco de sacrifício. Queremos imenso ganhar isto e temos de nos esforçar", frisou Diogo Pinto, suplente de Samuel Soares nas três jornadas.

Portugal totalizou os mesmos sete pontos da França, segunda, que também se qualificou para a fase seguinte, ao bater a Polónia, já afastada, em Zilina (4-1), mas fechou com um saldo negativo de cinco tentos face aos lusos, com os quais havia empatado a abrir (0-0).

PUB

"Existe uma relação muito boa [entre os três guarda-redes]. O Samuel Soares não esteve connosco nos estágios todos [antes da fase final], mas faz parte da nossa família e é um exemplo. Sendo mais velho e um excelente guarda-redes, tento aprender um pouco com ele", referiu Diogo Pinto, que contribuiu para a subida do Sporting B à Segunda Liga em 2024/25.

Com nove golos marcados e nenhum sofrido, que perfizeram os seus melhores números de sempre neste patamar do Europeu de sub-21, Portugal superou pela quinta vez em nove possíveis a fase de grupos, implementada em 2000, e volta à ação no sábado, em Zilina.

A equipa nacional vai defrontar Ucrânia, Países Baixos ou Finlândia, que jogam hoje pelo segundo lugar da poule D, já conquistada pela Dinamarca, próxima opositora da França.

PUB

"Estamos focados em nós e a realizar o trabalho que nos compete. Depois, logo se verá", avaliou o guarda-redes, descartando ter algum adversário preferido para a fase seguinte.

A 25.ª edição do Europeu de sub-21 termina em 28 de junho, com o encontro decisivo no Estádio Tehelné pole, em Bratislava, sendo que Portugal já foi finalista vencido em 1994, 2015 e 2021 e está à procura de um inédito título na 10.ª participação, e terceira seguida.

"Está a ser uma experiência boa para mim. Já disputei um Campeonato da Europa pelos sub-19 e fomos à final, mas não conseguimos ganhar à Itália. Espero vencer desta vez", desejou Diogo Pinto, lembrando o desaire com os transalpinos (1-0), em 2023, em Malta.

PUB

Por Lusa
4
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Sub21 Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB