O homem dos punhos de aço

É uma autêntica viagem no tempo o que este filme propõe, rumo às raízes daquele que é considerado como o herdeiro de Bruce Lee no coração dos amantes de artes marciais. Jet Li, hoje com 46 anos e um currículo que dobra os 40 filmes, ensaiava aqui a sua terceira incursão no cinema: tinha 23 anos e nunca mais, depois desta experiência, voltaria a vestir a pele de realizador.

Não houve falhanço, longe disso, mas este antigo campeão mundial de Wushu, arte marcial em que por sete vezes não teve adversário que o batesse, preferiu concentrar-se na representação e, em muitos casos, na responsabilidade pela coreografia dos combates. A estratégia deu resultado: uma dúzia de anos depois desta aventura, Li foi "formalmente" apresentado ao Ocidente por Mel Gibson e Danny Glover, assumindo o papel de vilão em "Arma mortífera 4", precisamente o capítulo final - até ver - da estranha, violenta e divertida associação entre os detetives Riggs e Murtaugh.

PUB

Daí em diante, este homem de punhos de aço, extraordinária impulsão nos saltos e máscara impenetrável dividiu a carreira pelos filmes de ação à moda do ocidente (casos notórios de "Romeu deve morrer", "O beijo mortal do dragão", do espantoso "Danny the dog - força destruidora", ao lado de Morgan Freeman e Bob Hoskins, ou, recentemente, "Guerra" e "A múmia: o túmulo do Imperador Dragão") e por uma série de excelentes títulos que servem de embaixadores ao novo cinema chinês ("Herói", "A coragem do guerreiro", "The Warlords: irmãos de sangue"), em boa hora "descoberto" com "O tigre e o dragão".

Tudo somado, pode dizer-se que o percurso de Jet Li é o de uma estrela de primeira dimensão: mesmo reservado para os papéis étnicos, no ocidente, o seu salário já ultrapassou várias vezes os 5 milhões de dólares (cerca de 3,4 milhões de euros). E em "Fúria de combater", há uma curiosidade adicional: o herói, regressado à sua terra depoisda 2.ª Guerra Mundial, é chinês (como o próprio Jet Li, nascido em Pequim) e os vilões são os americanos. Costuma ser ao contrário...

Não perca, por isso, o cupão que publicamos na quinta-feira, recorte-o e troque-o no dia seguinte pelo DVD.

PUB

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Iniciativas Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB