O jornal inglês 'Mirror' publicou parte do trabalho de análise do Chelsea de José Mourinho ao Barcelona na antecâmara dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões 2005/06. Mas na internet caíram esses e também outros relatórios feitos pelos observadores do clube na altura para o português, nomeadamente sobre o FC Porto de Jesualdo Ferreira (2006/07) e o Manchester United, na primeira passagem do Special One por Stamford Bridge.
E no que toca ao Barcelona, houve análises bem duras para com alguns jogadores, nomeadamente Ronaldinho e Puyol.
Sobre Ronaldinho a informação era a seguinte: "Transição defensiva muito pobre, trabalho defensivo pobre, algo a explorar. Enganador constante, cai com facilidade".
Sobre Carlos Puyol: "Agressivo mas muito emotivo. Irrita-se com o árbitro em faltas contra ele e cede às provocações. Defesa agressivo, joga em antecipação usando o corpo. Mau sentido posicional (chega ao meio-campo com o avançado) e mau líder na defesa (quer fazer fora de jogo quando não é possível)."
Mas houve outros com avaliações positivas, como Iniesta. "Sai sempre do banco. Jogador muito dinâmico. Grande raio de ação. Velocidade de movimentos e de execução. Jogador complicado."
E sobre Messi: "Qualidade e velocidade, mas muito pela esquerda. Exatamente os mesmos comportamentos de Ronaldinho. Dentro das linhas diagonais. Empurra a equipa a avançar com a bola. Incrível no 1x1."
De referir que o Barcelona, então treinado por Frank Rijkaard, passou aquela eliminatória da Champions, depois de ganhar por 2-1 em Stamford Bridge e empatar (1-1) em Camp Nou.
1/9
Jogador alemão recorda saída do Bayern rumo ao Canadá
Treinador defende internacional alemão do Liverpool
Benfica disputa amanhã, em Inglaterra, a 3.ª jornada da fase de liga da Champions
Presidente do Nápoles quer mudanças no futebol para evitar sobrecarga de jogos
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Antigo futebolista inglês luta há vários contra o vício do álcool
Antigo futebolista holandês cedeu a sua casa em Liverpool ao compatriota, em 2011