A Federação de futebol do Uruguai (AFU) informou que vai recorrer das suspensões impostas a Darwin Nuñez (cinco jogos) e Rodrigo Bentancur (quatro) pela CONMEBOl, no seguimento dos incidentes na meia-final da Copa América.
"Consideramos que, em certos casos, a sanção é injusta e (...) vamos recorrer", disse o presidente da AUF, Ignacio Alonso.
Após a derrota na meia-final disputada em Charlotte, nos Estados Unidos, diante da Colômbia (1-0), alguns futebolistas, nomeadamente o ex-benfiquista Darwin Nuñez, Ronald Araújo e José Jiménez, envolveram-se em confrontos nas bancadas.
A Confederação sul-americana suspendeu e multou vários jogadores, com a Federação uruguaia a tentar reverter as situações de Darwin e Bentacur, e quando foram também castigados Mathias Olivera (quatro jogos), Ronald Araujo (três) e José María Giménez (três).
Todos estes foram punidos ainda com multas, e outros seis internacionais foram apenas multados.
Os próximos jogos do Uruguai na qualificação para o Mundial de 2026 serão na condição de anfitrião, frente ao Paraguai, a 6 de setembro, e à Venezuela, quatro dias depois. Seguem-se Peru e Equador, em outubro, e a Colômbia, em novembro.
José Giménez garantiu, após os incidentes, que as famílias dos jogadores uruguaios nas bancadas estavam "em perigo" devido às ações de alguns adeptos colombianos.
Acompanhe todas as incidências do encontro da Bundesliga
Acompanhe todas as incidências do encontro da Serie A
Jogador formado no Portimonense assinou pelo Fort Wayne FC por duas temporadas
Tempo de utilização do avançado do PSG tem sido tema em França
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador português 'apanhado' no Aeroporto Humberto Delgado
Treinador está a ser associado em Inglaterra à sucessão de José Mourinho no Benfica
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Jogador formado no Portimonense assinou pelo Fort Wayne FC por duas temporadas
Avançado italiano vai atuar no Al Ittifaq