Numa altura em que se discutem e elaboram planos para o regresso da grande maioria das ligas de futebol em todo o Mundo que pararam devido à pandemia, a grande preocupação é garantir o mínimo risco possível em termos de contágio.
Além de medidas como jogos à porta fechada com o número de pessoas indispensável à realização dos encontros e testes às comitivas, a FIFA quer ir mais longe e pondera punir os jogadores que tiverem gestos que coloquem em risco a saúde dos adversários. Até há bem poucos meses era banal vermos um jogador a cuspir para o relvado no decorrer de um jogo mas quando a bola voltar a rolar isso pode vir a custar-lhe um... amarelo.
"É uma prática comum no futebol e pouco higiénica. Por isso quando o futebol voltar penso que deveríamos evitá-la ao máximo. A questão é se isso será possível. Talvez com um cartão amarelo. Não é higiénico e é uma boa maneira de espalhar o vírus. E essa é uma das razões pelas quais temos de ter muito cuidado antes de a bola voltar a rola. Não sou pessimista, mas neste momento sou muito cético relativamente a isso", relevou Michel D’Hooghe, presidente do Comité Médico da FIFA, em declarações ao 'The Telegraph'.
Numa outra entrevista ao canal belga 'Sporza', o médico também considerou que os habituais festejos dos golos com abraços entre os jogadores devem ser evitados. "Não tenho uma bola de cristal e por isso não sei o que vai acontecer no futuro. Espero que esses festejos possam ser possíveis, mas neste momento não é o caso", explicou.
Michel D’Hooghe admite, porém, que será muito difícil implementar medidas de distanciamento social no futebol. "Podemos pedir que os jogadores fiquem a metro e meio de distância? Eles vão estar sempre juntos. Em campo, nos balneários, nos chuveiros... E mesmo que não se permita a entrada de adeptos nos estádios, haverá locais em que eles se vão reunir e temos de ter muito cuidado com isso", justificou.
Por André Antunes PereiraAcompanhe todas as incidências do encontro da Youth League
Argentina, campeã mundial e anterior comandante, caiu para o terceiro lugar
Sporting recebe o Kairat esta quinta-feira no arranque da fase de liga
Novo contrato deve ser oficializado em breve
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Antigo jogador do Barcelona emite comunicado
Entrada a todo o gás da equipa dos Emirados na Champions Asiática 2
Lendas de Portugal jogam com lendas mundias para angariação de fundos
Primeiro adversário do Sp. Braga na fase regular da Liga Europa venceu na receção ao Fortuna Sittard