Darko Lemajic, o goleador desconhecido do RFS que está à frente de Haaland e Mbappé na Bota de Ouro

Darko Lemajic é o atual líder da Bota de Ouro europeia
• Foto: FK RFS

Erling Haaland bisou ontem na vitória do Manchester City sobre o Bournemouth, por 3-1, na 10.ª jornada da Premier League e chegou aos 13 golos no campeonato inglês. Os dois golos que o avançado norueguês anotou este sábado permitiram-lhe igualar o francês Kylian Mbappé (Real Madrid) na corrida pela Bota de Ouro europeia.

Contudo, apesar de os dois goleadores serem amplamente favoritos à conquista do galardão individual, há um outro 'matador' que lidera este ranking. Trata-se, nada mais nada menos, de Darko Lemajic, avançado de 32 anos do FK RFS (Letónia). O gigante sérvio, de 1,98 metros de altura, leva neste momento 28 golos no campeonato letão. O facto de atuar numa liga periférica, faz com que o feito de Darko Lemajic tenha ainda mais relevo. Atualmente, a Letónia ocupa atualmente o 37.º lugar no ranking da UEFA e isso faz com que cada golo de Darko Lemajic valha apenas um ponto.

PUB

O mesmo não acontece com Erling Haaland e Mbappé. Os dois craques atuam em duas das cinco principais ligas, as denominadas 'big five', e, por isso, cada golo que marcam vale dois pontos. Por isso é que, com 'apenas' 13 golos, estão muito perto de assumir a liderança da corrida à Bota de Ouro, ambos com 26 pontos. Igualado com os craques de Manchester City e Real Madrid está ainda um outro desconhecido: Klaemint Olsen. Aos 35 anos, o ponta-de-lança do NSÍ Runavík das Ilhas Faroé leva 26 golos no campeonato e, por isso, soma também 26 pontos na classificação pelo prémio dos goleadores.

Em Portugal, o melhor colocado neste ranking muito particular é Vangelis Pavlidis. Com 8 golos no campeonato (cada um vale 1,5 pontos), o avançado internacional grego do Benfica soma para já 12 pontos na corrida à Bota de Ouro europeia.

Na época anterior, Viktor Gyökeres, ex-avançado do Sporting, esteve muito perto de vencer a Bota de Ouro europeia. Contudo, tendo em conta a desvantagem no coeficiente, o goleador sueco - agora no Arsenal - viu Kylian Mbappé 'tirar-lhe' o galardão, apesar de ter terminado a temporada com mais 9 golos que o ponta-de-lança francês (39/30).

PUB

Por Sérgio Magalhães
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Internacional Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB