O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pedro Proença, deu os parabéns à seleção cabo-verdiana por ter garantido a presença no Mundial'2026, ao vencer o Essuatíni (3-0), na última jornada da qualificação africana.
"Cabo Verde está no Mundial2026. Em meu nome, e em nome da Federação Portuguesa de Futebol, felicito a seleção cabo-verdiana, a Federação Cabo-Verdiana de Futebol, na pessoa do presidente Mário Semedo, e todo o povo de Cabo Verde por um apuramento histórico, mas muito merecido. Parabéns, 'tubarões azuis'", lançou através das redes sociais o dirigente.
Cabo Verde apurou-se hoje pela primeira vez para a fase final de um Mundial de futebol, ao impor-se na receção ao Essuatíni (3-0), na última jornada da qualificação africana, em que foi superior no segundo tempo.
No Estádio Nacional, na Praia, Dailon Livramento, aos 48 minutos, Willy Semedo, aos 54, e Stopira, aos 90+1, fabricaram o resultado para a equipa de Bubista, assegurando o primeiro lugar do grupo D, com 23 pontos, mais quatro do que Camarões, segundos posicionados, que hoje empataram 0-0 na receção a Angola.
Desta forma, Cabo Verde é o terceiro estreante a assegurar uma vaga entre as 48 seleções presentes no Mundial2026, juntamente com Jordânia e Uzbequistão, tornando-se na sexta nação africana apurada, depois de Marrocos, Tunísia, Egito, Argélia e Gana.
Por LusaPresidente da República deixou mensagem nas redes sociais
Gianni Infantino deixou mensagem nas redes sociais
Tudo em aberto no Grupo J
Islandeses continuam na luto pelo 2.º lugar
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional