O Sporting de Bissau revalidou ontem o título de campeão da Guiné-Bissau, ao bater fora o Portos de Bissau, por 1-0, na 22ª e última jornada da prova.
Um golo solitário do melhor marcador do campeonato, João Carlos, conhecido localmente por "Madjer", permitiu aos "leões" da capital guineense festejarem o título pela 12ª vez.
O Atlético de Bissorã, a única equipa que poderia também chegar ao título, empatou a um golo em casa do Desportivo de Gabu, terminando o campeonato guineense na segunda posição, a cinco pontos do Sporting de Bissau.
Sporting de Bissau e Atlético de Bissorã são as equipas que vão disputar, a 28 deste mês, a final da Taça da Guiné-Bissau, encontro que encerra a temporada futebolística de 2004/05.
O Bula FC vai acompanhar o Sporting de Bafatá e o Arados de Nhacra na descida da I para a II Divisão, depois de o Estrela Negra de Bissau ter derrotado o FC Canchungo por 4-1.
Ao conquistar o título pela 12ª vez, o Sporting de Bissau mantém-se como a equipa que mais vezes venceu o campeonato, seguido pelo seu "rival", o Benfica de Bissau, que elevou a taça em oito ocasiões, embora não a ganhe desde a temporada de 1989/90.
A União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB) já venceu a prova por três vezes, enquanto os Balantas de Mansoa (que venceram a primeira edição da prova em 1974/75), Sporting de Bafatá, Portos de Bissau e Desportivo de Mansabá conquistaram o troféu por uma vez.
Ao longo de 30 anos, o campeonato nacional de futebol da Guiné- Bissau foi anulado em duas ocasiões (1978/79) e 1994/95) e não chegou a realizar-se noutras duas (1998/99) e 2000/01).
Entretanto, o Flamengo de Pefine venceu o campeonato nacional de II Divisão e garantiu a subida ao escalão principal, no que é acompanhado pelo Desportivo de Farim e pelo Desportivo de Mansabá.
Técnico português do Lyon vê terminar amanhã parte do duro castigo que recebeu
Fábio Cardoso não saiu do banco de suplentes dos rojiblancos
Treinador do Al Nassr elogia trabalho que foi feito no reforço da equipa e explica saída de Otávio
Emblema de Baku voltou a perder pontos no campeonato
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Médio internacional português, de 32 anos, está muito perto de deixar o Besiktas e rumar ao emblema de Atenas
Sem opção de compra
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham