O Sporting de Bissau revalidou ontem o título de campeão da Guiné-Bissau, ao bater fora o Portos de Bissau, por 1-0, na 22ª e última jornada da prova.
Um golo solitário do melhor marcador do campeonato, João Carlos, conhecido localmente por "Madjer", permitiu aos "leões" da capital guineense festejarem o título pela 12ª vez.
O Atlético de Bissorã, a única equipa que poderia também chegar ao título, empatou a um golo em casa do Desportivo de Gabu, terminando o campeonato guineense na segunda posição, a cinco pontos do Sporting de Bissau.
Sporting de Bissau e Atlético de Bissorã são as equipas que vão disputar, a 28 deste mês, a final da Taça da Guiné-Bissau, encontro que encerra a temporada futebolística de 2004/05.
O Bula FC vai acompanhar o Sporting de Bafatá e o Arados de Nhacra na descida da I para a II Divisão, depois de o Estrela Negra de Bissau ter derrotado o FC Canchungo por 4-1.
Ao conquistar o título pela 12ª vez, o Sporting de Bissau mantém-se como a equipa que mais vezes venceu o campeonato, seguido pelo seu "rival", o Benfica de Bissau, que elevou a taça em oito ocasiões, embora não a ganhe desde a temporada de 1989/90.
A União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB) já venceu a prova por três vezes, enquanto os Balantas de Mansoa (que venceram a primeira edição da prova em 1974/75), Sporting de Bafatá, Portos de Bissau e Desportivo de Mansabá conquistaram o troféu por uma vez.
Ao longo de 30 anos, o campeonato nacional de futebol da Guiné- Bissau foi anulado em duas ocasiões (1978/79) e 1994/95) e não chegou a realizar-se noutras duas (1998/99) e 2000/01).
Entretanto, o Flamengo de Pefine venceu o campeonato nacional de II Divisão e garantiu a subida ao escalão principal, no que é acompanhado pelo Desportivo de Farim e pelo Desportivo de Mansabá.
Visitámos a Associação Caboverdeana de Lisboa ainda a celebrar um feito para a história
Safety Advisory Group (SAG) aconselhou a esta decisão
Selecionador espanhol acompanha de muito perto a carreira do ponta-de-lança do FC Porto
Treinador do campeão saudita quer colocar um ponto final à conjuntura negativa
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida