O Sporting de Bissau revalidou ontem o título de campeão da Guiné-Bissau, ao bater fora o Portos de Bissau, por 1-0, na 22ª e última jornada da prova.
Um golo solitário do melhor marcador do campeonato, João Carlos, conhecido localmente por "Madjer", permitiu aos "leões" da capital guineense festejarem o título pela 12ª vez.
O Atlético de Bissorã, a única equipa que poderia também chegar ao título, empatou a um golo em casa do Desportivo de Gabu, terminando o campeonato guineense na segunda posição, a cinco pontos do Sporting de Bissau.
Sporting de Bissau e Atlético de Bissorã são as equipas que vão disputar, a 28 deste mês, a final da Taça da Guiné-Bissau, encontro que encerra a temporada futebolística de 2004/05.
O Bula FC vai acompanhar o Sporting de Bafatá e o Arados de Nhacra na descida da I para a II Divisão, depois de o Estrela Negra de Bissau ter derrotado o FC Canchungo por 4-1.
Ao conquistar o título pela 12ª vez, o Sporting de Bissau mantém-se como a equipa que mais vezes venceu o campeonato, seguido pelo seu "rival", o Benfica de Bissau, que elevou a taça em oito ocasiões, embora não a ganhe desde a temporada de 1989/90.
A União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB) já venceu a prova por três vezes, enquanto os Balantas de Mansoa (que venceram a primeira edição da prova em 1974/75), Sporting de Bafatá, Portos de Bissau e Desportivo de Mansabá conquistaram o troféu por uma vez.
Ao longo de 30 anos, o campeonato nacional de futebol da Guiné- Bissau foi anulado em duas ocasiões (1978/79) e 1994/95) e não chegou a realizar-se noutras duas (1998/99) e 2000/01).
Entretanto, o Flamengo de Pefine venceu o campeonato nacional de II Divisão e garantiu a subida ao escalão principal, no que é acompanhado pelo Desportivo de Farim e pelo Desportivo de Mansabá.
Guarda-redes internacional croata está emprestado pelo Fenerbahçe até ao final da temporada
Central inglês da Juventus em entrevista fora da caixa
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Médio que conquistou a Youth League pelo Benfica assinou contrato de dois anos com campeões luxemburgueses
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida