A Associação de Ligas Europeias (EL), organismo que agrega 32 ligas europeias e cerca de 900 clubes, esteve nos dois últimos dias no Estádio da Luz para discutir o futuro das competições europeias, destacando a oposição do organismo à proposta da Associação de Clubes Europeus (ECA) em criar uma ‘Superliga Europeia’.
O projeto avançado por Andrea Agnelli, presidente da ECA e também da Juventus, visa um acesso mais restrito, com critérios benéficos ao poder financeiro e histórico dos emblemas. "Os últimos dez anos foram negativos para as competições domésticas devido à divisão dos lucros, aumentando a distância entre clubes ricos e os restantes", afirmou Lars-Christen Olssen, presidente da Associação de Ligas Europeias.
Segundo Pedro Proença, a criação da ‘Superliga Europeia’ terá as suas consequências a nível nacional, aumentando o fosso económico entre os clubes. "Estamos preocupados com a nova renovação da UEFA, no impacto que terá nas competições nacionais, o seu novo ciclo e naquilo que será o seu novo formato. A Liga portuguesa é de média dimensão", afirmou o atual presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, apelando à sua proteção.
Relativamente aos encontros da Champions ocuparem o fim de semana, em detrimento dos campeonatos nacionais, Pedro Proença foi perentório. "[Os fins de semana] são um espaço vital para o desenvolvimento do futebol nacional. Parece desajustado e em nada iria beneficiar o futebol português. Estamos absolutamente contra", sublinhou. Entretanto, Javier Tebas, presidente da liga espanhola, defende a mesma perspetiva. "São ideias que se têm no bar às cinco da manhã", atirou de forma irónica.
Quando questionado sobre o impacto que a saída de Cristiano Ronaldo teve no campeonato espanhol, Javier Tebas afirmou não ter sentido alterações. "Preferíamos que tivesse ficado, mas a saída dele em nada nos afetou", finalizou.
A Associação de Ligas Europeias irá agora reunir-se com a ECA nos próximos dias 6 e 7 de maio, seguindo-se um encontro com a UEFA, a 8 de maio, em Nyon.
Autor: S.M.
Acompanhe todas as incidências do encontro da Premier League
Acompanhe todas as incidências do encontro da Premier League
Acompanhe todas as incidências do encontro da Premier League
Acompanhe todas as incidências do encontro da Premier League
Fabiano Flora teve de arranjar uma alternativa depois do cancelamento do seu voo na manhã desta segunda-feira
Num duro testemunho, Daryl Janmaat recorda que o vício começou após sofrer uma grave lesão no joelho
Treinador do Al Rayyan diz ser "um desafio manter a calma": "Estamos expostos a tudo e não controlamos nada"
Eduardo Coudet é o novo treinador dos milionários
Avançado português de 27 anos deixou o E. Amadora em janeiro e rumou ao Eupen, da segunda divisão daquele país
Federico Pastorello desmente que o ex-FC Porto vá alistar-se no exército iraniano após os ataques dos EUA e Israel