Superliga Europeia 'chumbada'

Pela Associação de Ligas Europeias

• Foto: Fernando Ferreira

A Associação de Ligas Europeias (EL), organismo que agrega 32 ligas europeias e cerca de 900 clubes, esteve nos dois últimos dias no Estádio da Luz para discutir o futuro das competições europeias, destacando a oposição do organismo à proposta da Associação de Clubes Europeus (ECA) em criar uma ‘Superliga Europeia’.

O projeto avançado por Andrea Agnelli, presidente da ECA e também da Juventus, visa um acesso mais restrito, com critérios benéficos ao poder financeiro e histórico dos emblemas. "Os últimos dez anos foram negativos para as competições domésticas devido à divisão dos lucros, aumentando a distância entre clubes ricos e os restantes", afirmou Lars-Christen Olssen, presidente da Associação de Ligas Europeias.

Segundo Pedro Proença, a criação da ‘Superliga Europeia’ terá as suas consequências a nível nacional, aumentando o fosso económico entre os clubes. "Estamos preocupados com a nova renovação da UEFA, no impacto que terá nas competições nacionais, o seu novo ciclo e naquilo que será o seu novo formato. A Liga portuguesa é de média dimensão", afirmou o atual presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, apelando à sua proteção.

Relativamente aos encontros da Champions ocuparem o fim de semana, em detrimento dos campeonatos nacionais, Pedro Proença foi perentório. "[Os fins de semana] são um espaço vital para o desenvolvimento do futebol nacional. Parece desajustado e em nada iria beneficiar o futebol português. Estamos absolutamente contra", sublinhou. Entretanto, Javier Tebas, presidente da liga espanhola, defende a mesma perspetiva. "São ideias que se têm no bar às cinco da manhã", atirou de forma irónica.

Quando questionado sobre o impacto que a saída de Cristiano Ronaldo teve no campeonato espanhol, Javier Tebas afirmou não ter sentido alterações. "Preferíamos que tivesse ficado, mas a saída dele em nada nos afetou", finalizou.

A Associação de Ligas Europeias irá agora reunir-se com a ECA nos próximos dias 6 e 7 de maio, seguindo-se um encontro com a UEFA, a 8 de maio, em Nyon.

Autor: S.M.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Internacional
Notícias
Notícias Mais Vistas