A seleção de Omã, comandada por Carlos Queiroz, perdeu (1-2) frente à Arábia Saudita na estreia na Taça Árabe. O conjunto do técnico português ainda respondeu por Al Habashi (70’) ao golo inicial de Al Buraikan (55’), mas Al Shehri (77’) acabou por garantir o triunfo da formação saudita, que é orientada pelo francês Hervé Renard.
No final da partida, Queiroz não escondeu a insatisfação e criticou severamente o árbitro jordano Adham Makhadmeh por não ter expulsado Boushal aos 83’, devido a uma entrada dura que atingiu Al-Yahmedi na perna direita. Isto apesar de ter sido alertado pelo VAR e ter visionado as imagens do polémico lance. O técnico luso fez mesmo questão de abordar os jornalistas com um laptop a mostrar a imagem da polémica. “A situação é clara para todos. A entrada foi na perna do jogador, por trás. Isto é inaceitável. O árbitro cometeu um erro”, atirou o treinador português de 72 anos.
No outro jogo do Grupo B, Marrocos venceu (3-1) as Comoros e assume a liderança após esta 1ª jornada da prova que está a decorrer no Qatar.
Hélio Sousa empata
Já no Grupo C, o Kuwait de Hélio Sousa criou dificuldades ao Egito e esteve perto de garantir a vitória. Um penálti convertido por Kafsha (88’) deu o empate (1-1) aos egípcios, numa fase em que a equipa do técnico luso já jogava em inferioridade numérica desde os 83’, por expulsão de Al Hoshan. Al Hajeri (64’) deu vantagem ao Kuwait, depois de El Solia (38’) ter desperdiçado outro penálti pela seleção africana.
“Poderia ter sido melhor... Foi uma partida muito difícil e poderíamos ter marcado um segundo golo. Jogámos bem e impedimos que o adversário criasse oportunidades com facilidade”, referiu Hélio Sousa.
Hélio Sousa conduziu o Kuwait a um empate frente ao Egito
Golo solitário de Ibrahim Maza decidiu eliminatória
Spurs contaram com a inspiração do defesa argentino, que bisou na partida
Francisco Conceição e João Mário saltaram do banco na segunda parte
Depois dos incidentes pirotécnicos, a partida será disputada à porta fechada, mas foi aberta uma exceção para Peter
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom
Cliver Huamán é apaixonado por relatos de futebol e transmitiu o Flamengo-Palmeiras para os seus seguidores
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Emblema de Amesterdão fazia uma dedicatória a um adepto que perdeu a vida recentemente
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central